5 de jan. de 2019

Livro: "A história do mundo para quem tem pressa"




  Depois de ler "A história do Brasil para quem tem pressa", conclui uma leitura similar, porém, bem mais abrangente: "A história do mundo para quem tem pressa", escrito por Emma Marriot e traduzido por Paulo Afonso, pela Editora Valentina.

   Sobre a obra, tenho que dizer que reduzir cinco mil anos de história em menos de duzentas páginas não é fácil, ainda mais em se tratando de História Mundial. A divisão cronológica e espacial divide períodos e continentes, sendo que isso se repete constantemente, o que torna a leitura um pouco difusa, e consequentemente, confusa. Admito, porém, que a história antiga e medieval não me prendem muito a atenção, e isso pode ter influenciado na minha opinião negativa até chegar o período do "Iluminismo". Depois disso, há uma guinada positiva e motivadora para a leitura. 

   As descrições de civilizações antigas e suas políticas expansionistas, as guerras, os povos dizimados, as doenças e os rearranjos espaciais ao longo da história são elementos constantes na obra, trazendo muitas informações, que se por um lado, confundem um pouco, são extremamente necessárias. O livro é bom, mas eu preferi o "irmão gêmeo", que narrava a História do Brasil.

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...