18 de out. de 2018

Não, não votarei em Haddad...




    Este espaço virtual tem sido bastante contundente quando manifesta contrariedade em relação à candidatura de Jair Bolsonaro, o que faz muitos dos meus amigos e parentes pensarem que eu vote em Fernando Haddad. Não, uma coisa necessariamente não tem nada a ver com a outra! Se assim fosse, eu declararia o meu voto explicitamente, pois não sou omisso às minhas formas de pensar. 

    E se fosse levado em conta apenas as propostas e conteúdos programáticos, eu não hesitaria em dizer: meu voto seria sim, do PT. O problema é que junto ao "combo petista" viria uma corrupção monstruosa, catastrófica, que inclusive, já deixou o país beijando a lona, num nocaute social e econômico. E é por esta roubalheira sem precedentes que eu não poderei votar num candidato antagônico a Jair Bolsonaro, ao qual repudio veementemente.

    Uma vitória petista poderia sim, aparelhar novamente o Estado de forma a querer frear os desdobramentos da Operação Lava-Jato e abrandar de forma sistêmica as penas dos seus condenados, (não só do PT, mas também como de outros partidos, no velho toma lá dá cá). Um novo triunfo eleitoral petista só inflamaria os egos do partido, fazendo com que eles pensem que ainda possuem "carta vermelha" para fazerem o que bem entendem, através de um populismo cínico e hipócrita. Não, não dá! 

     Na atual conjuntura, meu voto branco/nulo, através de sua neutralidade, beneficia de forma indireta Bolsonaro. Mas a real intenção da nulidade do voto não é esta, nem ser omisso. É porque a contrariedade a ambos os candidatos é equivalente, cada qual com suas particularidades repugnantes: um com a corrupção gigantesca, e outro, com a truculência, o despreparo, a arrogância e a intolerância. Para quem acha que a corrupção pode ser aturada em nome de um personagem mais democrático, entendo. Para quem pensa o contrário, e acha que dá para digerir um boçal no maior cargo da República por ele ser "supostamente" honesto, beleza. Eu sigo no meu propósito...  Nenhum dos dois! 

    A mensagem final do post é: não diminua ou deprecie a interpretação alheia, pois eu conheço gente bastante inteligente que vota tanto de um lado, quando do outro. E gente bastante esclarecida que votará como eu, em ninguém. Estes caras não merecem a inimizade, o rancor, a discórdia. Suas idéias sim, merecem o debate, as "tiradas"e os cinismos. E quando eu ou você precisarmos um do outro, não serão Haddad nem Bolsonaro que nos socorrerão...

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...