10 de nov. de 2012

EUA: Depois da derrota, Republicanos prometem fazer oposição combativa!



  Apesar da reeleição do presidente Obama, é provável que a oposição republicana continue a ser combativa. Afinal, ela conservou o controle da Câmara, e seu candidato, Mitt Romney, perdeu o voto popular por uma margem muito estreita. Ademais, seus ultraconservadores ainda são a voz principal de uma oposição radicalizada que o Tea Party, um movimento antigoverno, empurrou mais para a direita do que ela jamais esteve. É provável que o Congresso continue polarizado e paralisado. Frustrado por não ter realizado sua meta principal --fazer de Obama um presidente de um só mandato--, o Partido Republicano provavelmente vai continuar a se opor às principais iniciativas dele.

  O partido pode recusar-se a conciliar com Obama sobre como reduzir o deficit fiscal crescente e pode se opor às leis de imigração e reforma do código tributário que o presidente pretende priorizar em seu segundo mandato.

  Assim, se Presidências americanas transformadoras exigem pelo menos dois mandatos presidenciais, o que Obama conseguirá fazer, enfrentando oposição irredutível na Câmara? Um segundo mandato lhe permite implementar boa parte do que realizou no primeiro: a reforma da saúde e uma lei que aperta a regulamentação frouxa do mercado financeiro.

  Um segundo mandato também pode permitir a Obama nomear um ou dois juízes progressistas para a Suprema Corte. Isso pode frustrar a consolidação de uma maioria de direita irredutível por meio dos conservadores que Romney teria nomeado para a corte. Uma maioria desse tipo poderia ter derrubado decisões judiciais históricas, como aquela que legalizou a maioria dos abortos.

  Em vista do radicalismo no Partido Republicano, qualquer de seus jovens ultraconservadores carismáticos, entre os quais Paul Ryan, pode vir a ser seu candidato em 2016. Mas é possível que outro democrata moderado, como Hillary Clinton, suceda a Obama antes que a oposição perceba que se deslocou longe demais à direita para conquistar a Presidência.   Fonte: Folha.com        * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos curiosos: Voo no Estádio municipal e modo Sport trecking no campo da aviação...

  E seguem os testes dos primeiros voos com o drone DJI mini 3 pro: No primeiro vídeo, a decolagem  foi feita no Estádio Municipal, onde for...