30 de jun. de 2012

Cientistas americanos descobrem por que os tomates de supermercado não são tão gostosos!


  A diferença de sabor do tomate de supermercado para o da horta tem a genética como explicação. Uma equipe internacional de pesquisadores identificou que as mutações genéticas responsáveis pela maturação uniforme da fruta também acarreta na menor quantidade de açúcar no tomate.
 Durante décadas, produtores de tomate vêm selecionando variedades que são uniformemente verdes antes de amadurecerem. Desta forma, as frutas podem ser colhidas, ao mesmo tempo. Outro benefício, é que com a uniformidade, é mais fácil para o produtor decidir se a fruta está madura ou pronta para ser vendida. Porém, esta característica também resulta na redução inesperada nos açúcares que compromete o sabor da fruta fresca e da sua conveniência para o processamento.
 Isto porque o gene responsável por esta maturação uniforme também faz com que os cloroplastos – organela responsável pela fotossíntese - da fruta não sejam tão desenvolvidos nem tão abundantes quanto nos tomates selvagens. 
  “Tomates com cloroplastos mais desenvolvidos têm melhor fotossíntese, fixam mais carbono em açúcares e sintetizam mais licopeno. Como resultado são mais doces”, disse Ann Powell, bioquímica da Universidade da Califórnia e autora do estudo publicado hoje no periódico científico Science. A pesquisadora afirma ainda que 80% do açúcar encontrado na fruta vêm da fotossíntese das folhas, onde o açúcar é produzido.   Fonte: Último Segundo       * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.


  Comentário: Minha vida não será mais a mesma, depois desta importantíssima informação

   *O Eldoradense

Um comentário:

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...