20 de nov. de 2020

Comentário: "A maior idade como critério de desempate eleitoral"

 



     Caraúbas (PB), Kaloré (PR) e Jardinópolis (SC) têm uma coisa em comum: As três cidades mencionadas acima tiveram resultados de empates nas eleições municipais de 2020. Segundo as leis da Justiça eleitoral, quando isso ocorre, é declarado vencedor o candidato mais velho, de maior idade, mais experiente. Isso é curioso, e sinceramente, não sei por qual motivo é este o critério. Há quem defenda novas eleições, mas aí também acho exagero: Primeiro porque teoricamente dificilmente alguém mudaria as intenções de voto em curto prazo, e segundo, porque isso encareceria o processo eleitoral. Há também a possibilidade nada remota de uma verdadeira caça remunerada aos votos após a declaração de empate, pois seria necessário um certo poder extra de "per$ua$ão", se é que me entendem. 

     Como eleitor, defendo um novo critério de desempate: O político cujo partido fez o maior número de vereadores, leva a peleja. A persistir o empate - o que, convenhamos, seria bem inusitado - liquida a fatura aquele que possuir maior nível de escolaridade. Seria uma forma de continuar a prestigiar a representatividade em primeiro momento, e em seguida, o preparo intelectual. As duas formas envolvem a meritocracia, e não uma simples questão etária. E vocês, concordam com o atual critério de desempate, ou teriam outras sugestões?


* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...