8 de set. de 2020

Comentário: "O trânsito e a lei do mais forte"

 Pateta no Trânsito - Melhores curta metragens da Disney - Filmes


      Anteontem, no início da noite, no prolongamento da Avenida Carlos Platzeck, em Presidente Venceslau, um ciclista foi atropelado, e graças à Deus, sofreu apenas ferimentos leves e algumas escoriações. Não me perguntem detalhes do acidente, porque eu não sei: Não sei se o motorista do veículo cometia excesso de velocidade, muito menos se o ciclista possuía equipamento de sinalização noturna. Enfim, não sei quem tinha "razão". O que me chamou mais a atenção foi o que ocorrera após o fato.

        A notícia foi publicada em uma rede social com bastante visibilidade na cidade, e o que mais me chocou foram os comentários sobre os fatos. Eis alguns deles:

          "Não sei pra que existe ciclovia se os próprios ciclistas não respeitam e vão além"

        "Tava na cara, tem ciclovia mas ninguém anda lá, querem se aparecer pedalando até o aeroporto afff quer fazer exercício respeita a ciclovia mas da cidade até o aeroporto parece uma passarela de desfile. Pronto, falei! E vai acontecer mais..."

           Reparem: tais pessoas desconhecem o Código Brasileiro de Trânsito e teceram tais comentários com a altivez de autoridades especializadas no assunto. O primeiro erro é achar que ciclistas só podem transitar nas ciclovias. As bicicletas são veículos de transporte e podem transitar nas vias públicas, sendo que condutores de outros veículos, ao passar pelas mesmas, devem obedecer distanciamento mínimo delas. O segundo erro é prever mais atropelamentos e praticamente justificá-los pelo fato de pedestres e ciclistas também transitarem ali.

      Vejam bem: Tecnicamente falando, aquele trecho corresponde ao perímetro urbano, e, portanto, condutores de veículos precisam redobrar a atenção naquele local, inclusive respeitando a velocidade máxima de 40 km/h. O trânsito de pedestres e ciclistas ali é permitido, inclusive alertado em placa de sinalização, como será mostrado na foto abaixo:


      A desinformação e até mesmo a falta de educação no trânsito fazem com que muitos queiram que prevaleçam a "lei do mais forte", onde pedestres e ciclistas devam abster-se do direito ao tráfego em detrimento de carros, caminhões e motos, o que é um erro. O trânsito deve ser harmonioso, e se todos estiverem conscientes dos seus direitos e deveres, acidentes desta natureza acontecerão em menor número. Repito: Quanto ao acidente em si, não sei quem estava certo ou errado. O que me incomoda são opiniões equivocadas e toscas sobre o assunto...

* O Eldoradense  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "A importância do equilíbrio fiscal"

       Contas públicas: Este é, sem dúvidas, o calcanhar de Aquiles do atual governo. Operando de forma deficitária e não demonstrando uma i...