11 de dez. de 2019

Comentário: "Dança das cadeiras"




    Polêmica com cheiro de frescor nas redes sociais dos munícipes de Presidente Venceslau, a proposta sobre a redução do número de cadeiras na nossa Câmara Municipal parece mesmo ter acirrado os ânimos em torno do assunto. Não é para menos. É fato que o país vive uma crise econômica e precisa equilibrar a relação receita/despesas, e isso, obviamente, deve incluir o setor público. Talvez este seja o primeiro a ter que dar o exemplo e fazer a lição de casa. 

      Porém, é fato também que a proposta que já conseguiu assinaturas suficientes para ir a votação, dificilmente seja aprovada. Digo isso porque são necessárias duas votações, sendo que, em ambas, é preciso nove votos a favor da redução. Convenhamos: é mais fácil um Saci-Pererê passar galopando sobre um unicórnio na avenida D. Pedro ll do que o projeto de lei ser aprovado.

      Se, com muito custo, cinco assinaturas foram obtidas, é totalmente improvável que quatro dos outros oito vereadores que não assinaram o projeto de lei votem a favor do mesmo.

       Particularmente, eu penso que o salário de vereador em nossa cidade não condiz com a nossa realidade, bem como o número de cadeiras, que totalizam treze. Nove vagas, ao meu entender, já são o suficiente para dar representatividade a uma população de menos de quarenta mil habitantes. Além disso, a relação custo/benefício dos vencimentos dos nossos edis não é lá das melhores.

       Ainda que existam muitos equívocos sobre as reais funções dos vereadores por parte da população, é óbvio que um salário de mais de quatro mil reais mensais soe como uma afronta aos cidadãos em época de crise. Ora, se sacrifícios em torno do povo estão sendo exigidos para corrigir tanto déficit público, por qual motivo não fazer alguns cortes orçamentários nos Poderes legislativo e Executivo em todas as esferas da União? Só o povo paga o pato? Não acho justo. 

         A verdade é que é muita polêmica para algo que não vai acontecer. É bem provável que até mesmo dentre os que assinaram o projeto de lei existam aqueles que o fizeram apenas para ganhar notoriedade, sabendo a concretização do mesmo é difícil de acontecer. Posso estar enganado, mas a elaboração do projeto de lei soa mais como estratégia eleitoreira do que convicção. Enquanto cidadão, creio que o mesmo devesse ser aprovado. Mas sinceramente, acredito mais na possibilidade do Saci galopando sobre um unicórnio no centro da cidade...

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "A importância do equilíbrio fiscal"

       Contas públicas: Este é, sem dúvidas, o calcanhar de Aquiles do atual governo. Operando de forma deficitária e não demonstrando uma i...