21 de abr. de 2017

Tiradentes: o herói que foi vítima da "delação premiada!

Joaquim Silvério dos Reis: o delator que traiu a Inconfidência Mineira em troca do perdão das dívidas com a Coroa...



 Vocês sabem quem é este indivíduo com esta fisionomia "simpática" da foto acima? Trata-se de Joaquim Silvério dos Reis, o sujeito que traiu a Inconfidência Mineira, movimento revolucionário que tinha como objetivo a Independência do Brasil, visando colocar fim à relação de subordinação que a Metrópole, (Portugal); exercia sobre a sua pobre e explorada colônia.

   Silvério era Comandante Coronel do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo, (grande coisa!); além de contratador de entradas e proprietário de fazendas e minas. Pois é, mas nem com todo este acúmulo de funções o sujeito conseguiu fazer grana, tamanha era a cobrança dos impostos da Coroa Portuguesa. Silvério devia pra caramba, e se na época existisse SPC ou SERASA, com certeza seu nome estaria lá.

   Vivendo nesta pindaíba, Silvério foi convidado a participar da Inconfidência Mineira, movimento liderado pelo mártir Tiradentes, que além de lutar pela Independência do Brasil, nos deu este feriado gostoso de sexta-feira. Mas Silvério traiu a Inconfidência Mineira e Tiradentes em troca do perdão das dívidas com a Coroa, e o fim desta história todo mundo sabe. Silvério saiu da forca financeira em que se encontrava para colocar seus companheiros na forca real, ou Real, já que a forca era de verdade e pertencia ao regime monárquico.

   Assim como aquele cabra que foi coadjuvante do feriado de sexta-feira passada, Silvério foi um tremendo de um traíra, Tiradentes foi para o enforcamento, tal qual Judas levou Jesus para a cruz. Enfim, desde o Brasil Império já existia "delação premiada" no em nosso país. A diferença é que naquela delação foram desmascarados heróis que lutavam pelo bem da nação, e nas delações atuais, vilões delatam vilões. 


* O Eldoradense

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...