6 de set. de 2016

Livro: "O milagre de Guadalupe"



 
  Amigos leitores, o blog esteve inativo por alguns dias porque eu estava peregrinando pela 6ª vez até Aparecida, onde adquiri este exemplar do livro "O milagre de Guadalupe", escrito por Francis Johnston, editado pela Editora Santuário. 

  A história inicia-se quando a Virgem Maria aparece ao índio Juan Diego, em 1531, no monte Tepeyac, situado na atual cidade do México. Maria pede ao indígena que comunique sua aparição e que seja construída uma igreja em sua honra naquele lugar. Juán Diego então procura o bispo Juán Zumárraga para contar-lhe o acontecido. Cauteloso, o bispo pede ao índio um sinal concreto enviado pela virgem para que ele acreditasse, de fato, na aparição. 

  De volta ao Tepeyac, Maria pede ao índio que colha flores no alto do morro as envolva em sua tilma, (uma vestimenta indígena confeccionada a partir do cactos), para posteriormente, abri-la diante de Zumárraga. Era inverno e naquele lugar não nasciam flores naquela época, devido à neve. Ao abrir a vestimenta diante do bispo, as flores caíram, sinal ainda insuficiente para o convencimento do sacerdote. Porém, a evidência mais surpreendente da aparição aconteceu logo após: A imagem da virgem estava estampada na tilma, emocionando e convencendo o bispo.

  As técnicas de pintura aplicadas sobre o tecido até hoje são inexplicáveis aos olhos da ciência, bem como a durabilidade da vestimenta, estimada em no máximo, vinte anos. Porém, a tilma encontra-se em perfeito estado de conservação até os dias atuais, (quase cinco séculos depois).


 Tal fenômeno auxiliou na conversão maciça do povo asteca ao catolicismo, tendo como consequência  a construção de  um grande centro Mariano na América Latina, cujo templo atual é o segundo mais visitado em todo mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Página após página o leitor se surpreende com os vários milagres atribuídos à santa, cuja história está arraigada no inconsciente coletivo do povo mexicano. Leitura envolvente, que mescla história, religião, fé e reflexão.  Já estou nas primeiras páginas de um outro livro sobre a Virgem Maria, intitulado "Os milagres de Fátima", cujo comentário deixarei no blog após a conclusão do mesmo. Abaixo, uma pintura descrevendo o momento em que a tilma é apresentada ao bispo Zumárraga:


Resultado de imagem para quadro nossa senhora de guadalupe


* O Eldoradense

   

Um comentário:

  1. Anônimo19:25

    Quantos mistérios escondem os milagres, para que possamos não só almejar por milagres mas sim o desejo em aumentar nossa fé, esta (Mistério da Fé) sim pode mover multidões e motivar a esperança em tantos corações.

    ResponderExcluir

Resenha literária: Livro - (In) Justiça social, de Hellen Pluckrose e James Lindsay...

  Resenha literária do livro "(In) Justiça social, dos escritores britânicos Hellen Plucrose e James Lindsay... * O Eldoradense