21 de out. de 2014

Pela primeira vez, questiono a eficácia das pesquisas eleitorais...



  
   Ontem saiu mais uma rodada de pesquisas eleitorais, realizadas por três institutos: CNT/MDA, Datafolha e Vox Populi. Em todos eles, a candidata petista Dilma Roussef está numericamente à frente do seu opositor Aécio Neves, em situação de empate técnico. A questão é que, pela primeira vez em minha vida, eu estou duvidando da eficácia das pesquisas eleitorais: não pela honestidade dos institutos, mas sim, por acreditar há algum equívoco nas metodologias por eles aplicadas. Digo isso porque os tais institutos de pesquisa erraram feio nos percentuais de intenção de voto no candidato tucano no primeiro turno, bem como em várias eleições estaduais, e diga-se de passagem, prejudicando também o PT, tanto em São Paulo quanto na Bahia, por exemplo.

   Vejo uma tendência de vitória de Aécio no domingo, ainda que os institutos digam o contrário nas pesquisas de ontem. O Centro-Sul do país é a região de maior contingente populacional do Brasil, e nela, penso que Aécio esteja liderando com folga. Mesmo que o tucano perca para feio para a petista no Norte e no Nordeste, creio que a diferença obtida nos estados mais populosos  garanta a Aécio a vitória pós apuração. Enfim: pode ser que até o dia das pesquisas "boca de urna", os institutos acusem nova reviravolta, ou denunciem um quadro mais confortável para eles próprios - o do empate - pois afinal, é melhor manter a credibilidade embasando-se na imprevisibilidade do que apostar em novas possibilidades de erros.

   A propósito, apesar de ter feito este comentário duvidando da dianteira de Dilma nas intenções de voto, reafirmo meu posicionamento contrário ao tucanato, ratificando o meu voto na petista. Ainda assim, deixo claro que respeito o voto dos meus vários amigos simpatizantes de Aécio e do PSDB, pois este é o verdadeiro espírito democrático.

* O Eldoradense

2 comentários:

  1. Falou tudo amigo blogueiro, também respeito o seu voto, o que não suporto é o terrorismo de alguns simpatizantes da candidata com aqueles que tem opinião contrária, o que eu posto no meu blog ou até na página de facebook é o que eu acredito, não faço comentários sobre a escolha de ninguém e o que vem acontecendo é terrível, tenho que excluir comentários maldosos o tempo inteiro... é triste! Abraços e parabéns por ser uma pessoa que entende o que é a democracia!
    Obs: tomarei a liberdade de te sugerir um autor que gosto muito: Olavo de Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:39

    A política vem recheada de discursos e promessas, hoje vem até de ataques entre os candidatos quase que um verdadeiro ringue, numa busca de quem consegue mostrar mais a sujeira do outro; causando vergonha e repudio pela nação.

    No dia em que percebermos que discutir um assunto não significa ganhar ou perder, vamos entender que qualquer ideia tem uma ou mais
    interpretações, muitas vezes todas erradas.

    E agora quem poderá nos governar?!!!

    ResponderExcluir

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...