O comando da campanha do PT esperava mesmo sair em desvantagem em relação ao adversário do PSDB no segundo turno, e uma pesquisa interna saiu dentro das expectativas, mas melhor do que poderia ter sido. Segundo a colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, um tracking feito pela campanha de Dilma apurou 46% de intenções de votos para Aécio Neves, contra 43% para a presidente. Na contagem de intenções de votos válidos, o placar ficou em 52% a 48% para o tucano sobre a petista.
O levantamento informal, sem registro TSE, motivou os petistas. O advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh foi um dos primeiros a se manifestar, conclamando a militância a não acreditar nos números dos institutos de pesquisas tradicionais. Os petistas esperavam uma vantagem para Aécio, em razão da performance do tucano no primeiro turno, mas os números obtidos foram considerados positivos em razão do estabelecimento de uma situação de empate técnico, ainda que com vantagem para o adversário.
A sondagem do PT foi feita em nível nacional e tem margem de erro estimada em dois pontos percentuais. As campanhas costumam utilizar levantamentos próprios para orientar especialmente a linha política dos programas de televisão. Fonte: Brasil 247/Folha.com
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