8 de ago. de 2014

Comentário: "Discursos vazios"


Dilma, Aécio e Campos: os três principais candidatos à Presidência da República nas próximas eleições


   A corrida presidencial parece finalmente ter começado, com visitas dos presidenciáveis aos mais diversos segmentos da sociedade civil como sindicatos, grupos e empresários e religiosos. Porém, noto que a falas dos candidatos estão marcadas pelos discursos vazios, enumerando problemas que o brasileiro está farto de saber que existem, mas não explicam ao certo como pretendem solucioná-los. Ou seja: percebo que todo mundo fala que "precisa fazer", mas não elucidam "como farão". Parece até que os candidatos não têm um plano de governo específico, alinhado com suas respectivas ideologias partidárias; (se é que isso existe, de fato, no Brasil).

  Tanto é que o cenário das últimas pesquisas eleitorais variou muito pouco ou quase nada, motivado exatamente por um déficit qualitativo das explanações das pretensões dos candidatos à população. Muitos eleitores ainda nem sabem ao certo quem são os postulantes ao Palácio do Planalto, sendo que estamos a aproximadamente dois meses do pleito eleitoral, o que também mostra desinteresse e desinformação da população. Talvez o quadro se reverta com a impositiva "Propaganda Eleitoral Gratuita" nos meios de comunicação mais populares, o rádio e a TV. Mas até agora, o que se vê são candidatos trocando algumas farpas e alfinetadas, e proposta de governo, que é bom, quase nada. Política é coisa séria, que dita rumos do futuro da sociedade, e por mais indigesta que ela seja, o cidadão precisa estar a par dos acontecimentos em torno dos candidatos, bem como das suas proposituras e plataformas políticas. 

  Por enquanto, a impressão que tenho é que toda aquela mobilização social e política da população no período correspondente entre a metade do ano passado até o início da Copa do Mundo, parece não ter passado de um breve sopro de politização, muito mais parecido com "oba boa" ou modismo, o que é uma pena.


                      * O Eldoradense

Um comentário:

  1. Talvez nao aja interesse da população em saber quem esta na disputa p presidência pq estão cansados desses corruptos q entram ai apenas para usar o dinheiro do povo... Não existe, pelo menos p mim, nenhum político q mereça meu voto

    ResponderExcluir

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...