14 de jan. de 2014

Rolezinho no "Chopis centis"!


Rolezinho no Chopis centis!

"Esse tal  Chopis centis,
é muito legalzinho;
Pra levá as namorada,
e dá uns rolezinho!"

  Acima, está o trecho da música "Chopis centis", cantada pela banda "Mamonas Assassinas", que teve sucesso meteórico, fatalmente interrompido por um acidente trágico de avião, em 1996. Porém, a letra da música nunca foi tão atual. Quem acompanha os principais sites de notícia, deve ter ouvido falar dos tais "rolezinhos". Para quem não sabe, os "rolezinhos" são encontros marcados por jovens, (em sua maioria da periferia das grandes cidades), que se reúnem em pontos tradicionalmente ocupados pelos segmentos mais abastados da sociedade, ( como os shoppings, por exemplo).

 Alegam os frequentadores dos "rolezinhos", que o "movimento", (se é que se pode chamar assim); tem como objetivo mostrar o clamor dos jovens menos privilegiados por lazer, tendo em vista a ausência do poder público em promover entretenimento e diversão na periferia dos grandes centros. E, para variar, nossa sociedade não está sabendo lidar com o fenômeno: lojistas de shoppings, policiais e autoridades competentes, estão confusos, sem saber como proceder mediante um aglomerado de jovens de origem humilde, que segundo eles, de uma hora para outra, pode promover tumulto e baderna. 

 Ainda segundo a maioria dos lojistas, é temerário que neste aglomerado de jovens, possam estar infiltrados bandidos com intenção de furtá-los ou promover vandalismo, como nos protestos realizados no país, em meados do ano passado. Mas...e aí? Se assim acontecer, que se puna somente os vândalos, ora! Quem for no shopping somente para dar um "rolezinho pacífico", deve ter seus direitos de ir e vir preservados, ou para frequentar tal lugar é preciso pertencer à uma classe média alta? Triagem na porta dos shoppings, agora??

   Muitos transeuntes (inclusive da classe média alta), e pessoas ligadas à imprensa alegam que a Polícia Militar barrou jovens que queriam adentrar os shoppings utilizando o "olhômetro", distinguindo possíveis participantes do "rolezinho" através das vestes e aparência. Amigo leitor, quer queira quer não, isso caracteriza discriminação e preconceito. Há ainda os que alegam que maus policiais utilizaram-se da força e da intimidação contra esses jovens. Lamentável!

   Não estou aqui defendendo baderna, arruaça ou qualquer coisa do tipo. Apenas acho que as ações de policiais e lojistas devem punir apenas vândalos e ladrões, e não jovens pobres que queiram frequentar determinado espaço. Afinal, é proibido dar um "rolezinho" no shopping? Até onde eu saiba, não...
   

* O Eldoradense


Um comentário:

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...