2 de mai. de 2012

Estudo revela: 1/7 das pessoas acredita que fim do mundo está próximo. Será?!


  Um estudo realizado pela Ipsos Global Public Affairs, com sede em Nova York, revela que quase 15% da população mundial acredita que o fim do mundo ocorrerá durante sua vida, e 10% dos entrevistados acham que o calendário maia pode significar que vai acontecer em 2012. Mas seriam os mais pessimistas os únicos que esperam testemunhar o fim do mundo? Como consequência da exposição na mídia da chamada profecia maia, que para alguns significa fixar a data do fim do mundo em 21 de dezembro 2012, era de se esperar análises e reflexões sobre este assunto - mas necessariamente não os impactos na pesquisa.
  Embora acadêmicos e especialistas tenham dito que não é verdade que os Maias previram o fim do mundo, a ideia ressoou e foi a inspiração para exposições, livros, documentários e até mesmo para um filme.  Na pesquisa, um em dez acredita que 'o calendário maia, que alguns afirmam terminar em 2012, marca o fim do mundo', e outros 8% admitem ter sentido 'ansiedade e medo de que o mundo vai acabar em 2012'.
  Keren Gottfried, pesquisadora-chefe da Ipsos, disse à BBC que a própria agência foi surpreendida com as respostas das 16.262 pessoas, em mais de 20 países, que participaram no estudo. 'Pela primeira vez fizemos esta pergunta e, portanto, não se pode fazer uma comparação ao longo do tempo', explica ela. 'Uma em cada sete pessoas acredita que o mundo vai acabar no curso de sua vida. É um número bastante elevado e acreditamos que devemos continuar pesquisando', acrescentou.
  Para este estudo, os pesquisadores não perguntaram aos entrevistados quais eram suas razões para acreditar que o mundo poderia acabar porque, diz Gottfried, ninguém sabia quantas pessoas iriam dizer acreditar no fim iminente do mundo. 'Se fosse uma percentagem muito pequena, teríamos obtido uma mostra de pouco valor. Agora sabemos que há número suficiente de pessoas que acreditam no fim do mundo e podemos nos aprofundar nos acontecimentos que podem provocá-lo', acrescenta.
  Além disso, um em cada dez pessoas sentem ansiosos ou com medo reconhecido por acreditar que o fim do mundo ocorrerá em dezembro deste ano.  Fonte: G1   * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
    Comentário: "Mas tudo passa, tudo passará". Isso foi dito pelo grande Nélson Ned. Ou melhor, pelo pequeno Nélson Ned. A verdade é que eu também acredito que um dia tudo virará pó. Não sei se o planeta em si, mas a humanidade, com certeza. Assim foi com os dinossauros e também será conosco. Logicamente, é difícil acreditar nessa história de profecia maia. Porém, se eles estiverem certos, o mundo acabará dez dias depois de eu ter completado 35 anos e quatro antes do Natal. Caramba, não tinha outra data para isso acontecer não?!
                              * O Eldoradense

Um comentário:

  1. Anônimo12:44

    rsrsrs...ao mesmo terá completado 35 anos.

    ResponderExcluir

Resenha literária: Livro - (In) Justiça social, de Hellen Pluckrose e James Lindsay...

  Resenha literária do livro "(In) Justiça social, dos escritores britânicos Hellen Plucrose e James Lindsay... * O Eldoradense