4 de mai. de 2021

Comentário: "Mais uma dose, a saideira!"

 



     E, finalmente, tomei a segunda dose! "A saideira", como diriam os frequentadores inveterados de bares. A sensação é de relativo alívio, apesar de ter a consciência de que a guarda ainda não deve ser baixada. A imunização efetiva, no caso da vacina chinesa Coronavac ocorre em média quinze dias após a segunda dose, e como a eficácia não é total, convém manter os cuidados preventivos necessários, como higienizar frequentemente as mãos, usar máscaras, evitar aglomerações. Além disso, a vacinação em nosso país ocorre a passos lentos, e o altruísmo é necessário para que poupemos também a saúde daqueles que ainda não foram agraciados com a imunização.

      Dizem os mais discretos que é "modinha" tirar fotografia ao lado da carteira de vacinação e postar na internet, nas redes sociais ou algo do gênero. Respeito, mas discordo. Primeiramente porque estamos em uma guerra contra um inimigo microscópico e vencer a batalha é digno sim, de registro. E o segundo motivo é ainda mais concreto: Existe um outro inimigo, este muito mais visível a olho nu, que incomoda tanto quanto o vírus. Ele se chama negacionismo.

     É por isso que particularmente eu faço questão de registrar o momento e incentivar, com minha humilde contribuição, a vacinação. O intuito é coibir a desinformação, valorizar a ciência, diminuir as desconfianças. É tentar convencer, de alguma forma, através do "jeito" - não da discussão acalorada - que dentro deste contexto de pandemia, cada um de nós somos dentes de uma engrenagem, que pra voltar a girar, precisa da contribuição individual de todos. É tentar dizer, através da imagem: "Fulano, vai lá, eu gosto de você e quero que se proteja, seu cabeça dura!"

      Peço a todos que leram este texto que incentivem a vacinação daqueles que relutam em se precaver, seja por motivos ideológicos, de desconfiança ou por pura teimosia mesmo. O momento ainda é crítico, e as vacinas, ainda que não tendo plena eficácia, é o que tem pra hoje. Saúde pra todos nós, e que Deus nos ajude nessa guerra tão complicada, que já fez tantas vítimas...


* O Eldoradense      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "A importância do equilíbrio fiscal"

       Contas públicas: Este é, sem dúvidas, o calcanhar de Aquiles do atual governo. Operando de forma deficitária e não demonstrando uma i...