30 de abr. de 2021

Livro: "Coração de onça"

 



      "Coração de onça" é mais um livro da Série Vaga lume escrito por Ofélia e Narbal fontes cujo conteúdo possui mais do mesmo: Aventuras bandeirantes pelo sertão brasileiro, desbravamento, conflitos com indígenas e muita aventura. E nem mesmo ficando presos à mesma temática dos outros livros escritos pelo casal, o romance fica óbvio ou previsível. "Coração de onça" é muito gostoso de se ler, fazendo com que o leitor sinta-se embrenhado nas matas do interior do Brasil a procura de pedras preciosas, montado a cavalo e atento a qualquer disparo de flechas vindo das árvores da Mata Atlântica ou do Cerrado.

       A história conta a saga do bandeirante Antônio, que possui uma anomalia física, um "papo" em seu pescoço, que lhe afeta a autoestima e faz com ele mesmo seja tratado de forma diferenciada pelos seus familiares, numa espécie de superproteção. Antônio tem uma paixão, que por erro de comunicação a julga mal resolvida, e a partir desta decepção, segue com o pai e os irmãos para uma expedição rumo a Goiás.

       A bandeira não consegue êxito, o chefe da família - e também  da expedição - morre atacado por índios, e após vingarem esta morte, o comboio resolve voltar para São Paulo. E é aí que o livro ganha um novo rumo: Desiludido, Antônio dá um jeito de se desvencilhar dor irmãos, e acompanhados por um índio e um mestiço, segue sua aventura particular até às minas de prata de Potosi, no Alto Peru, atual Bolívia. 

         Supostamente dado como desaparecido e morto pelos irmãos, Antônio Castanho busca na aventura e na ambição pelo enriquecimento uma fuga de sua desilusão amorosa, fuga esta que terá, ao final do livro, desdobramentos pra lá de surpreendentes. Vale a pena a leitura.


* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...