19 de abr. de 2021

Comentário: "Sobre o meu dia de Santo Expedito"

     


  Há tempos não escrevo para o blog. Estava envolvido em um projeto pessoal que demandava tempo e preparação física. Tinha como objetivo ir de Presidente Venceslau até Santo Expedito de bicicleta, e era preciso aumentar a carga diária de pedal para que tudo corresse da melhor maneira possível. E assim foi feito. Elaborei rotas diferentes, adequadas ao meu condicionamento, fui duas vezes de carro até o santuário para conhecer pessoalmente os trajetos, troquei de bicicleta,  comprei mochila de reidratação, transbike. Não estava pagando nenhuma promessa, mas de certa forma, agradecendo. Agradecendo por estar com saúde física e mental, perseverando e mantendo algum equilíbrio depois de tudo que passei. E não há nada mais adequado para simbolizar equilíbrio e perseverança do que um pedal longo, de natureza religiosa.

      Ontem, dormi tarde, pois estava relativamente ansioso, apesar de toda a preparação. Saí de Presidente Venceslau às 04:00h da manhã, sob escuridão da madrugada. Na rodovia, recebi um incentivo pessoal do meu primo Abmael Ferreira, que dirigia a ambulância da Prefeitura Municipal. Lembrando de todos aqueles que, de alguma forma, me ajudaram nesta jornada, consegui motivação adicional para fazer com que Presidente Bernardes e Emilianópolis ficassem para trás, já ao raiar do dia, com o céu exibindo uma belíssima tonalidade cromática em degradê.

      O fim do percurso, em estrada de terra, foi crítico. A areia não dava trégua, e estava difícil avistar a torre do santuário no horizonte. Mas enfim, a rodovia Julio Budisk veio me receber com seu asfalto hospitaleiro, rumo à cidade do santo das causas urgentes. O relógio marcava 08:25h e o ciclocomputador já registrava mais de setenta e cinco quilômetros percorridos.

      Parei no santuário, fiz meditação, oração, e segui para a igrejinha matriz da cidade. Na pracinha, esperei pelo socorro vindo de Presidente Venceslau, o meu carro com o transbike, dirigido pelo meu padrasto, na companhia da minha mãe.

     Fizemos hora na cidade. Pessoas chegavam de carro, bicicleta, cavalo, à pé. Numa daquelas coincidências que só a atmosfera religiosa pode explicar, encontrei um antigo amigo da faculdade, o Jurandir, vereador reeleito em Pirapozinho.

      E, por volta da hora do almoço, recebo a ligação de uma pessoa de Presidente Prudente, disposta a comprar a antiga bicicleta. Voltando para Venceslau numa viagem tranquila, recebo nova ligação, com o comprador confirmando o interesse na bike, dizendo que iria buscá-la em pouco mais de uma hora. Negócio fechado sem qualquer objeção, às claras, concluído de forma rápida e rasteira, mas fazendo novas amizades com três prudentinos "gente boa pra caramba"

          Cansado, porém, feliz. Agradeço a todos que me apoiaram nesta jornada. Agradeço, principalmente, a Santo Expedito. E peço para que ele continue me dando equilíbrio e perseverança neste pedal longo e complexo que chamamos de vida...


* O Eldoradense

Um comentário:

  1. Anônimo12:45

    Imperfeita...
    Tem defeitos e manias.
    Tem silêncios cheios de perguntas... E respostas prontas guardadas na mesinha de cabeceira...
    Tem um lado esquisito, amoroso. Um jeito estranho de segurar a mão dos dias... Mais o desejo de perfumar caminhos com notas de paz...
    Comete erros... falha, se arrepende, não esquece. Perdoa, se perdoa, volta atrás...
    Mas ao acordar abre as janelas para receber o sol.
    Do seu jeito abre o coração para o caso de um afeto ou a vida precisar...

    ResponderExcluir

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...