26 de dez. de 2018

Livro: "A história do Brasil para quem tem pressa"



   Fechando o ano com leituras breves, mas enriquecedoras, destaco o mais recente livro que acabei de ler: "A história do Brasil para quem tem pressa", de autoria de Marcos Costa e produzido pela Editora Valentina.

    Como o próprio nome diz, o livro resume a História do Brasil no período correspondente entre o "Descobrimento" e a crise econômica e política de 2015.

    Sucinto e com uma cronologia linear, a obra ressalta além dos nossos principais acontecimentos históricos, as suas reais motivações, geralmente orquestradas por nossas elites econômicas, que assim como nossa classe política, não visavam projetos coletivos, mas sim, projetos restritos aos interesses das classes dominantes.

     O descobrimento, a colonização, a escravidão, a monarquia e a República são etapas da nossa história que modificaram nosso sistema político e econômico, mas que mantiveram as desigualdades gritantes entre os mais ricos e os mais pobres. Em suma, é a história que explica o presente e que nos deixa com perspectivas nada otimistas para o futuro, pois fica claro que as amarras que impedem a prosperidade do nosso país são muito poderosas, como se fossem verdadeiros nós a serem eternamente desatados. 

* O Eldoradense 
     
     

2 comentários:

  1. Recomendo também nessa mesma linha "A História do Mundo Para Quem Tem Pressa"... a conclusão será a mesma!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Já estou lendo, Jane! Abraços, bom final de ano!

    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...