31 de jan. de 2018

E já saiu a primeira "Datafolha" sem Lula. Com Lula, petista ainda lidera...

  


  Amigos leitores, aquilo que muita gente estava curiosa para saber foi divulgado: A primeira pesquisa Datafolha após a condenação de Lula em segunda instância saiu, e os números corroboram uma tendência, a da indecisão. Com Lula no páreo,  - o que este blogueiro nem leva mais em consideração- o petista ainda lidera em todos os cenários. 

   Porém, o que mais chama a atenção da pesquisa são os números que levam em consideração a ausência do ex-presidente no pleito. Vamos a eles:

       Jair Bolsonaro - (atual PSC, provável PSL) - 18%

       Marina Silva - (REDE) - 13%

       Ciro Gomes - (PDT) - 10%

       Geraldo Alckmin - (PSDB) - 8% 
       
       Luciano Huck - (sem partido) - 8%


     
   Ressalto a curta dianteira de Jair Bolsonaro já na primeira pesquisa após a condenação de Lula, o que confirmaria minha tese particular de que ele dificilmente conseguirá alcançar o Palácio do Planalto. Nas simulações de segundo turno, o candidato de extrema-direita já perde para Marina ( 42% x 32%) e Alckmin, (35% x 33%). Jair Bolsonaro é o quarto presidenciável com maior índice de rejeição, (29%); atrás de Michel Temer (60%), Fernando Collor (44%), e Lula, (40%). Enfim a ausência de Lula lhe foi prejudicial, como dito neste blog há uma semana atrás.

     Contrariando o que eu havia dito, os mais beneficiados com a ausência do petista foram Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT), sendo que Geraldo Alckmin também oscilou positivamente, mas de forma ainda muito tímida. O contingente de votos branco/nulos sem Lula no páreo é altíssimo, acirrando a disputa, porém, propenso a "cair no colo" dos candidatos mais moderados. Péssimo para Bolsonaro. E só para encerrar a análise, não é difícil entender porque Bolsonaro já está tentando inviabilizar no TSE a divulgação da mais recente  Pesquisa Datafolha...

* O Eldoradense
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...