25 de jan. de 2018

Comentários de leitores no site "Recanto das letras" sobre o artigo "Quem mais se beneficiou com a condenação de Lula?"

    Publiquei o artigo "Quem mais se beneficiou com a condenação de Lula?" no site Recanto das letras, sendo que o escrito teve boa repercussão, tanto no número de leituras quanto nos comentários. Transcreverei abaixo alguns deles, a começar pela análise feita pelo leitor Leandro G. Card, 53 anos, engenheiro mecânico em São Bernardo do Campo.

  "De fato boa parte dos que declararam voto em Bolsonaro provavelmente o fizeram apenas pensando em impedir uma eventual nova vitória de Lula, tamanho o grau de passionalismo que tomou conta da sociedade brasileira. Por outro lado muita gente, principalmente entre os mais humildes e ignorantes (no senso estrito, de quem tem pouca formação e conhecimento), pode apenas ter visto em Lula um candidato anti-establishment, contra um governo que parece fazer tudo para prejudicá-los em benefício dos que já são mais favorecidos pela sociedade. Neste caso é bem possível que estes eleitores percebam Bolsonaro da mesma forma também, e assim uma porcentagem significativa dos votos de Lula acabem paradoxalmente migrando para o próprio Bolsonaro. Já os demais possíveis candidatos à direita, como Alckmim e Meirelles, são (corretamente) vistos como candidatos deste mesmo establishment que tão pouca sensibilidade mostra com relação aos menos favorecidos, e vai ser muito difícil que angariem mais votos do que os que as pesquisas mostram que eles já possuem hoje. A grande mídia vai ter que fazer um esforço hercúleo para tentar criar uma imagem mais positiva de qualquer candidato mais tradicional da direita, sem garantias de que isso terá um efeito capaz de mudar esta percepção por parte da massa da população. É bem provável que o campo direitista acabe tendo que procurar um candidato folclórico (e um tanto imprevisível) como o apresentador Luciano Huck se quiser mostrar força eleitoral. Já no campo das esquerdas provavelmente o candidato mais forte provavelmente será o que contar com o apoio do próprio Lula, que se realmente impedido de concorrer sempre poderá se apresentar como vítima injustiçada das "zelites" e sensibilizar assim os seus muitos potenciais eleitores a votar em quem ele indicar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...