29 de jul. de 2020

Alfinetada: "Qual seria tua reação?"

       Consideremos que uma fabricante de rações para pets exibisse, numa campanha publicitária para o dia das mães, a seguinte imagem:

Cadela passa a amamentar gatinhos órfãos em cidade dos Estados ...

      Você acharia absurdo por ela contrariar as "leis divinas e  da natureza", ou acharia bacana? Fica a pergunta...


* O Eldoradense

24 de jul. de 2020

Comentário: Dez anos de blog

10 ANOS DA REVITALIZAÇÃO DO PORTAL DO DISTRITO - Distrito LC8




    Há exatos dez aos este blog fazia sua primeira postagem: Era uma charge ironizando a eliminação da Argentina pela Alemanha na Copa de 2010. Diga-se de passagem, a charge era mal feita, a diagramação do texto sofrível, mas a postagem foi mantida em sua forma original exatamente para que algum tempo depois, eu pudesse analisar a maturação e a evolução da página. 

   Aproximadamente um ano antes, nascia o personagem "O Eldoradense", que fazia comentários - muitas vezes sarcásticos - aos diferentes assuntos locais no Blog do Toninho Moré. Os textos por mim escritos naquele site tiveram uma certa repercussão, rendendo críticas, mas também elogios dos leitores, sendo que muitos deles sugeriram a criação do meu próprio blog. Por alguns anos o personagem manteve-se no anonimato, o que parecia instigar um pouco mais a curiosidade das pessoas.

      Mediante os incentivos e elogios de muitos, - inclusive do próprio Toninho Moré - com relação à qualidade dos textos, resolvi criar esta página. A princípio, o objetivo era dar destaques às notícias do cotidiano com sarcasmo, tanto é que o nome inicial do blog estava atrelado à frase: "A notícia com bom humor". Mas daí veio também a necessidade de postar momentos da minha vida, escrever alguns poemas, contos, compartilhar os livros que li, as músicas que gosto, e consequentemente a página teve seu nome reduzido apenas para "Blog do Eldoradense".

     Com o tempo, ruiu o anonimato, mas manteve-se o pseudônimo, uma reverência ao nome do bairro onde moro em Presidente Venceslau. E eis que a experiência completou, nesta sexta-feira, uma década de existência. Pessoalmente é um orgulho manter este espaço, que é uma espécie de passatempo, terapia, ou qualquer coisa parecida. Através do blog conheci pessoas, fiz novas amizades, interagi. Expus minhas alegrias, tristezas, mas principalmente, minhas ideias. Aprovadas ou contestadas, isso não importa: o objetivo na maioria das vezes é fomentar o debate e a reflexão.   

       Ainda que o número de visualizações e de seguidores seja modesto, é com orgulho, prazer e perseverança que cheguei até aqui sem a intenção de parar. Agradeço a todos os leitores, principalmente aqueles que acompanham o site desde o começo - sim, tenho público cativo - almejando que venham mais outros dez anos de ideias, interatividade e conectividade. Agradeço também ao Toninho Moré pelo incentivo inicial, que fez com que eu retomasse o prazer pela escrita. Enfim, muito obrigado a todos que, de alguma forma, compartilham comigo este momento. Abraços!

* O Eldoradense

23 de jul. de 2020

Alfinetada: "Vachina?"

Vacina: Doria afirma que produção da vacina contra covid-19 pode ...



    A polarização político-ideológica chegou até mesmo na aceitação ou rejeição da procedência da possível vacina contra o coronavírus. Tendo aval científico e eficácia comprovada, ao meu ver, pouco importa se ela vem da China, Estados Unidos, Índia ou Inglaterra: arregaço a manga da camiseta e me garanto!

* O Eldoradense

22 de jul. de 2020

Crônica: "Ser de esquerda"



   Ser de esquerda, atualmente, no Brasil, é motivo de preconceito. E é claro que isso muito se deve aos recentes escândalos de corrupção praticados pelo partido político que esteve tantos anos a frente do poder no país. Compreensível. O problema é que existe uma generalização nociva neste ideário que é equivocada, como se a corrupção e a deturpação dos valores por aqui fossem exclusividade apenas de um espectro ideológico, quando na verdade, não é. Basta lembrar que a esquerda chegou um dia ao poder exatamente porque a direita também não correspondeu às expectativas éticas, morais e socioeconômicas do país em oportunidades mais remotas. Existe um saudosismo tolo no entorno dos governos militares destros, que cerceando liberdades e informações, pareceram probos e promissores aos olhos vendados de muitos.

    Hoje, citam a China como exemplo de falta de liberdade, mas se esquecem que no Brasil houve uma ditadura de direita que também o fez. A Venezuela é o exemplo da miséria, mesmo que muitos países da África - boa parte deles governados pela direita - convivam com este problema de forma praticamente crônica. Entendam: Atualmente, no mundo pós Guerra Fria, ser de esquerda não quer dizer que incondicionalmente o sujeito é a favor do comunismo ou socialismo, sistemas econômicos que comprovadamente ruíram com os escombros do muro de Berlim.

    Ser de esquerda é questionar neoliberalismo, é entender que apesar da abertura econômica, o Estado tem que intervir sim, principalmente, em defesa dos menos protegidos.  Ser de esquerda não é fazer apologia à tomada da  propriedade de ninguém, mas sim, acreditar numa política de inclusão que permita que o direito a ela seja democratizado, através de diretrizes legais que gerem emprego, renda, e principalmente , acesso à educação e saúde dignos. Ser de esquerda não é ser contrário ao consumo: é permitir com que este aconteça de forma racional, inclusiva, justa e sustentável. É contrapor-se a este modelo em que pouquíssimos consomem muito e muitos consomem pouco, ou quase nada. Ser esquerdista é fazer autocrítica inclusive dos governos que se diziam representar-nos,  e reconhecer que  convicções foram deixadas de lado em detrimento a um projeto de poder.

   Entendam que ser de esquerda, na atual conjuntura, é defender incondicionalmente a democracia, é ser sim, intolerante a quaisquer regimes antidemocráticos sejam eles de Cuba ou da Venezuela. Mas é também não admitir qualquer pedido de retrocesso no próprio país, como naquelas manifestações sem sentido que pleiteiam intervenções militares e fechamento de instituições.

     Se de esquerda é diferenciar-se  da direita, mas através das argumentações e debates, é conviver com o outro espectro político-ideológico, é buscar o poder respeitando a alternância de poder, é contestar legalmente utilizando a liberdade de expressão, é acreditar na própria convicção e defendê-la com embasamento, pois muitos difundem a ideia de que o esquerdista é um fanático desprovido de informações, e isso sim, é falta  de informação. Ao menos no meu caso, minha convicção centro-esquerdista foi construída através de muita leitura, estudos e interpretação. Sou sim, um "ser de esquerda", e não tenho o mínimo constrangimento em dizê-lo...

* O Eldoradense

21 de jul. de 2020

Fotografia: "Por do sol diferenciado"

   Há registros de imagens que os méritos são do fotógrafo. E há outros em que os méritos são de Deus.... Pôr do sol em Epitácio, durante caminhada de 12 km realizada ontem, na Joia Ribeirinha...


* O Eldoradense

20 de jul. de 2020

Livro: "O trono perdido" - A conspiração dos herdeiros de Esparta

Livro - O trono perdido no Submarino.com



      E hoje pela manhã concluí a leitura do livro "O trono perdido - A conspiração dos herdeiros de Esparta", obra do escritor estadunidense Chris Kuzneski. A narrativa é um misto de história policial com arqueologia, e surpreende não só pelo enredo muito bem emaranhado, como também pelas incríveis descrições paisagísticas de algumas localidades do mundo, como São Petesburgo, na Rússia, o Golfo da Finlândia, o Mar Egeu e a Grécia, por exemplo.

    Em resumo, trata-se da história envolvendo a existência de um trono escondido a sete chaves por monges de diferentes nacionalidades, tesouro este ambicionado por arqueólogos mercenários, agentes policiais e até mesmo por guerreiros  contemporâneos tradicionais da antiga Esparta. Quanto todos estes personagens chegam ao Monte Atos, situado numa ilha grega composta por vinte monastérios, inicia-se o ápice da narrativa, uma verdadeira "caça ao tesouro"marcada por ambição e ainda mais assassinatos. História bacana, envolvente, marcante, que vale muito a pena ser lida.

* O Eldoradense

19 de jul. de 2020

Pensamentos do Eldoradense: "Crianças e Idosos"

     "A pessoa que busca o próprio aprimoramento enquanto ser humano, certamente o alcançará tendo um convívio maior com as crianças e os idosos..."

Emojis piscando 😉: significado de todas as carinhas que piscam ...

* O Eldoradense

18 de jul. de 2020

Conto: "A lenda da Mulher sucuri"

Militares encontram sucuri em suposta instalação da FAB; assista ...



         Roberval estava embarcando sozinho no bote para fazer o que mais gosta nas suas férias: pescar. E não havia cenário mais propício para esta atividade do que o Pantanal. Hospedou-se em Aquidauana, e no rio que leva o nome da cidade tinha planos de fisgar alguns peixes com tamanho acima da média. Quando juntou as tralhas e ia ligar o motor do bote, foi abordado pelo seu Damião, um velhinho crioulo bom de prosa, que vendia ervas, penduricalhos e alguns patuás...

     - Bom dia, seu moço... Tá indo pescar? Não quer levar um colar de citronela não? Protege contra a dengue e contra o olhar da Mulher sucuri...

      - Quanto é? O senhor tem maquininha de cartão de crédito?

     - O sinhô tá mangando da minha pessoa?

     - Não! Só revidei a sua lorota sobre a Mulher-sucuri!

     - Tá certo... boa pescaria pro sinhô!

      Roberval fez um semblante de desprezo, ligou o bote e arrancou rio adentro, até achar um lugar vazio para que pudesse fazer em paz a sua pesca. Junto às tralhas, havia uma caixa de isopor contendo algumas latinhas de cerveja gelada  que ajudavam a incrementar o seu passatempo.

         Os peixes não apareciam, mas a cerveja estava deliciosa e o cenário do Pantanal ajudava a ter paciência para aguentar  o mormaço. Foi nesse momento que bateu uma certa "zonzeira". Queda de pressão, ou de glicose, talvez...

         No auge do mal estar, procurou a margem do rio. E de forma surpreendente, visualizou uma morena hipnotizante abraçada ao tronco de uma frondosa árvore nativa. Tinha cabelos negros como a asa da graúna, pele bronzeada de mulher pantaneira e olhar penetrante. Os trajes de banho aumentavam sua sensualidade. O coração de Roberval bateu acelerado, e ele dirigiu-se trôpego àquela senhorita misteriosa. Sequer lhe deu um boa tarde. Ela deixou de envolver a árvore frondosa para envolver-lhe num abraço apertado e sufocante, abrindo sua boca carnuda como quem quisesse dar um beijo ardente.

      Devorou faminta o pescador amador, que em êxtase, já estava dentro dela, supondo uma coito instintivo e animalesco. Hipnótica, a Mulher sucuri saciou sua fome. O bote ficou à deriva no Rio Aquidauana, e o pessoal da pousada até agora está esperando Roberval para fechar a conta da hospedagem.

       Infelizmente, isso não vai acontecer, pois ele se tornou almoço de um ser maravilhoso, entre a serpente, e a estrela. E pensar que o colar de citronela do seu Damião custava a bagatela de míseros quinze reais...

* O Eldoradense           

17 de jul. de 2020

Alfinetada: "Bolsonaro e o SBT"

Com clima péssimo no SBT, Silvio quer exibir reunião do governo ...

Hugo Chávez - Biografia do ex-presidente venezuelano - InfoEscola


     A lua de mel entre o SBT e o presidente Jair Bolsonaro não faz muito sentido: A emissora de Sílvio Santos reprisa constantemente um programa chamado "Chaves", além do fato de o que o Chapolin colorado veste vermelho dos pés à cabeça!

                                        O que Chapolin Colorado queria dizer com seus velhos e conhecidos ...


* O Eldoradense

16 de jul. de 2020

Alfinetada: "FAVE? Faz sentido!"

   E ontem, após a postagem sobre o adiamento da realização da FAIVE - Feira agropecuária e industrial de Presidente Venceslau - o primo Edson Freitas, mais conhecido por "Texugo" enviou o seguinte comentário, via whatsapp...



   "Boa matéria, primo Fernando... até porque não deveria se chamar FAIVE, mas sim, FAVE... sacou, né?"

        Eu entendi. E você, amigo leitor, entendeu?

                       * O Eldoradense    

15 de jul. de 2020

Alfinetada: "FAIVE 2020"


        Estão liberadas as vendas de passaportes para os shows da Faive ...



      E até que enfim, chegaram à conclusão de que a FAIVE 2020 deveria ser adiada por conta do coronavírus... Já estava imaginando o público no recinto usando o seguinte modelito...

Casal · vaqueiro · isolado · pistola · máscara - foto stock ...

* O Eldoradense

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...