A Argentina está sediando a reunião da cúpula do G-20, grupo que envolve a União Europeia, outras oito maiores economias nacionais do planeta e outros onze países emergentes. Como é que estes caras dão conta de sediar um evento desta grandeza se não conseguiram nem fazer com que a final da Libertadores tivesse um desfecho decente em Buenos Aires?
Há algum tempo, foi preso o Beira-Mar, e agora, o governador Pezão... Cheguei à conclusão de que ser registrado como Luiz Fernando e ao mesmo tempo morar no Rio de Janeiro pode não trazer boa sorte!
Esta é uma daquelas crônicas que surgem do nada, fruto apenas da observação cotidiana de fatos não tão relevantes assim. Não é de hoje que venho notando um crescente número de felinos na população dos animais domésticos, e se existisse uma estatística oficial, eu realmente gostaria de saber se atualmente eles já não superaram os cães.
Vejo gatos para todos os lados: no meu trabalho eles se proliferaram, passeando de forma provocativa na frente de cães ferozes, que quase se viram do avesso de tanto latir. Passam vagarosamente, pirraçando, contando com a colaboração impositiva de uma cerca de arames entrelaçados. De manhã, pelas ruas, perambulam como se estivessem em ressaca, correndo o risco de serem atropelados por condutores de veículos ainda sonolentos. Coisas da boemia. Talvez se arriscam porque sabem que têm sete vidas, ao contrário de nós, humanos, que só temos uma. E neste contraste com relação ao número de vidas, eles também povoam o cemitério da minha cidade, dividindo os espaços das estátuas sobre as lápides.
Até na novela das oito - que começa às nove - o protagonismo já não é mais de um "gato" ou "gata" humanos. É de um gato felino mesmo, que rouba a cena em suas aparições. León, o gato negro de "O sétimo guardião" parece querer provar que à noite, nem todos os gatos são pardos.
Mas não é de hoje que o mundo da ficção dá notoriedade e estes bichanos. Lembremos de Félix, Garfield, do Gato de Botas, da "Turma do Manda Chuva" e dos "Thundercats". Estes são apenas alguns exemplos de como os felinos mexem com o imaginário criativo das pessoas. Provavelmente pelo mistério que exercem, pelo jeito sorrateiro de andar, pelo estilo metódico ou pelo olhar brilhante. Há também o lance da independência, o que os diferencia dos caninos, bem mais apegados aos seus donos.
E mesmo que eu ache que humanos e bichos devam ficar "cada um no seu quadrado", admito: os gatos são muito graciosos, principalmente enquanto filhotes. Não que os cães também não sejam, mas os felinos possuem um quê a mais, um diferencial inexplicável. Não há como vê-los brincar e não se encantar. Neste ponto, concordo com Samuel Rosa, vocalista da banda "Skank": "Como ver um bichano pelo chão, e não sorrir?" Difícil, improvável e impossível!
"Quando a cidade tem o seu céu noturno iluminado por holofotes clamando segurança, alguém uniformizado e corajoso se dispõe a combater o crime... Este Batman é mesmo muito maluco!!!"
Sítio em Atibaia, Tríplex no Guarujá, e agora, lavagem de dinheiro sujo procedente de Guiné Equatorial. Mesmo com todas estas acusações, eu acho que o nosso digníssimo ex-presidente Lula não merecia continuar preso em uma cela da carceragem em Curitiba. Se eu fosse presidente, Lula não só receberia indulto, como seria embaixador, mas com uma condição: Ele teria que assumir a primeira embaixada de um país estrangeiro em... Sentinela do Norte!* Para visualizar a imagem abaixo em tamanho original, clique sobre a mesma...
E aqui na Eldoradense Airlines ainda é Black Friday! Em seu voo inaugural, a mais nova empresa aérea brasileira oferece um pacote de viagem com destino à paradisíaca e inexplorada ilha de Sentinela do Norte, localizada na Baía de Bengala, entre a Índia, Mianmar e Tailândia. O vôo sairia do aeroporto de Presidente Venceslau, mas não foi possível, pois o mesmo está interditado por motivos de segurança. Portanto, às 00:00h deste domingo, sairá nossa primeira viagem, diretamente do aeroporto de Presidente Prudente! Para mais informações sobre a ilha de Sentinela do Norte, clique aqui!
Realmente, existem ofertas anunciadas durante a tal Black Friday que são bastante atraentes, mas elas não adiantam em nada se o sujeito não tem grana. Ontem mesmo, ao ver as promoções na TV, confesso que me senti assim...
"Emojis podem simbolizar manifestações virtuais de carinho à distância. Porém, não nos esqueçamos que ícones figurativos nunca substituirão gestos reais de afeto como um abraço verdadeiro, um aperto de mãos, ou um beijo..."
Hoje é comemorado o Dia da bandeira. Para a maioria dos brasileiros, nosso Estandarte Nacional é considerado o mais bonito dentre todas as nações do globo. É claro que nesta opinião estão inseridos o amor pelo país, bem como o nosso patriotismo, que, ao meu ver, é muito mais passional e inconsciente do que racional e crítico.
E nossa bandeira é realmente linda sob vários aspectos: as cores, as figuras geométricas, bem como a analogia cromática em relação às nossas riquezas são bastante apropriadas. Porém, é fato que o lema "Ordem e progresso" escrito na faixa central do estandarte ainda é um objetivo a ser alcançado, assim como "o branco da paz". Se considerarmos que paz não significa somente "ausência de guerra", mas também justiça social e harmonia civil, estamos um tanto distantes da tranquilidade almejada.
E a disponibilidade das estrelas? Acima da faixa intermediária, apenas a "Spica", que corresponde ao Estado do Pará, o maior território acima da linha do Equador em 1889, quando a bandeira foi criada. As estrelas simbolizam os nossos 26 estados mais o Distrito Federal. Enfim, uma estrela acima da faixa intermediária, enquanto todas as outras encontram-se abaixo dela. Desigual, né? Pois é! Sob uma análise de patriotismo racional e crítico, a disponibilidade estelar em nosso estandarte pode muito bem simbolizar as desigualdades eternas de nosso país...
" Muitos conseguem encontrar Deus nos mais diversos templos construídos por mãos humanas. Eu consegui vê-lo na natureza, o templo construído por ELE próprio..."
O programa "Mais médicos" criado pela então presidenta Dilma Roussef nem de longe atendia todas as demandas em torno da caótica saúde pública Brasil. Porém, é fato que o programa preenchia algumas lacunas em áreas do país onde estes profissionais simplesmente não chegavam, seja por falta de infraestrutura, condições de trabalho ou mesmo por baixa compensação financeira. E nem é preciso ir aos rincões das regiões Norte/Nordeste para constatar o fenômeno. Aqui mesmo, no meu bairro, quem atende a comunidade do ESF do Jardim Eldorado é uma profissional cubana, solícita e competente, por sinal.
E hoje, por estas picuinhas que colocam as ideologias acima dos interesses das populações mais pobres, foi anunciado que metade dos profissionais do "Mais médicos" irá deixar o Brasil, pois o presidente eleito Jair Bolsonaro e o governo Cubano não encontraram um denominador comum, um consenso que contornasse suas divergências.
Bolsonaro disse em campanha que expulsaria do Brasil os médicos cubanos, tornando mais rigoroso o exame do Revalida para estes profissionais. É bom lembrar que o próprio STF desconsiderou a necessidade do exame para os médicos estrangeiros inscritos no programa, desde que apresentassem diploma reconhecido por Instituição Superior, além de demonstrarem conhecimentos básicos da Língua Portuguesa. Sobre estes aspectos específicos, Bolsonaro foi extremamente infeliz, haja vista que a medicina preventiva e de família em Cuba serve de referência internacional.
Agora, o outro aspecto, no qual eu concordo com Bolsonaro: Os médicos provenientes de Cuba trabalham sob um regime salarial injusto, onde a maior parte dos seus vencimentos financiam sim, uma ditadura socialista. Seria razoável que estes profissionais gozassem de uma remuneração mais adequada em relação a função que desempenham. Logicamente que o governo cubano não quer abrir mão desta "fatia do bolo", e por isso, anunciou o fim da participação dos seus médicos no programa.
É fato que, de imediato, uma boa parte da população brasileira será prejudicada pelo imbróglio. Se Bolsonaro surpreender e mostrar habilidade para preencher o quanto antes esta lacuna deixada pelos médicos cubanos, tudo bem. Caso contrário, a presença de médicos em muitos dos postos de saúde espalhados pelo Brasil será novamente fenômeno raro, artigo de luxo. Veremos no que isso vai dar...
Faleceu hoje, em Los Angeles, aos 95anos, um dos caras que eu mais li na minha vida inteira. Não se trata de nenhum escritor famoso ou de algum renomado romancista. Refiro-me a Stan Lee, um gênio do mundo dos quadrinhos, e principal nome da criação do Universo Marvel. Quando iniciou sua carreira, Lee estabeleceu um diferencial entre os seus super-heróis e os da rival, a DC Comics: seus personagens tinham fraquezas, não eram tão "indestrutíveis", e muitas vezes eram vitimados por dramas pessoais que justificavam suas respectivas personalidades. A regra valia também para os vilões.
Usando analogias brilhantes, Stan Lee discorreu sobre temas como o racismo em "Pantera Negra", bem como sobre as lutas das minorias contra a intolerância e a discriminação em X-Men.
Para quem não conseguiu associar o nome à pessoa, Stan Lee sempre fazia suas aparições no cinema durante os filmes da Marvel, geralmente em cenas bem humoradas. Abaixo, algumas delas:
1) Stan Lee em Vingadores: A era de Ultron...
2) Stan Lee em Homem Aranha 3:
3) Stan Lee em "Guerra civil"
Enfim, não me envergonho nem um pouco em dizer que uma das minhas primeiras referências literárias foi um norte-americano criador de revistas em quadrinhos. Valeu, Stan Lee!
O famoso cirurgião plástico conhecido como "Dr Rey" foi até à residência do presidente eleito Jair Bolsonaro com a modesta pretensão de ser o futuro Ministro da Saúde. Após quinze minutos, Rey deixou o local sem ser recebido pelo presidente... Fonte: Veja.com
* Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
Primeiro, preenchi os vãos do telhado que dão acesso ao forro com as "passarinheiras" de plástico, facilmente vencidas pelas aves verdes de bico duro. Agora, estou fazendo a troca gradual das mesmas por pequenas garrafas pet de suco de caju. Os resultados estão mais eficazes, porém, onde ainda há as tais passarinheiras, elas insistem na tão almejada invasão ao meu domicílio...
Esta guerra não é de hoje, já tem alguns bons anos, e as desavenças geralmente acontecem no período de transição entre a primavera e o verão. As barulhentas e invasoras maritacas insistem em fazer da minha residência sua pousada...
O Projeto de Lei Escola sem partido, que felizmente teve sua votação adiada no último dia 31/10/18, na Câmara dos Deputados, é uma daquelas afrontas à liberdade de expressão que estão seduzindo muitos brasileiros. Em resumo, o projeto tem como o objetivo criminalizar professores que supostamente estariam "doutrinando" alunos para que se "convertam" a uma ou outra ideologia política. Sinceramente, isso é a censura travestida em discurso de neutralidade, uma aberração alheia a tudo o que prega o Estado Democrático de Direito.
Primeiramente porque "fomentar debates" está longe de ser "doutrinação". Segundo porque não existe possibilidade de disciplinas das áreas de humanas não citarem as mais diversas correntes ideológicas e políticas sem se aprofundar nos seus conceitos, o que tornaria as aulas ainda mais pobres e superficiais do que já são. Cabe ao professor explanar sobre tais ideologias e até expor o seu ponto de vista particular. Se o aluno vai ou não concordar com ele, é consequência, é debate, é democracia.
Mas tem gente que não pensa assim. A Deputada Estadual Ana Carolina Campagnolo, recém eleita pelo PSL-SC, movida por total desconhecimento das leis vigentes em seu estado, incitou os alunos a filmarem os professores que estivessem fazendo a tal "doutrinação". Logicamente que o Ministério Público Local, o Sindicato dos Professores e até a OAB colocaram a moça em seu devido lugar, obrigando que ela retirasse suas postagens, por dois motivos:
1º)A conduta fere os princípios de liberdade de expressão;
2º)Este é o motivo mais curioso:Os alunos catarinenses, segundo as leis estaduais, não podem fazer uso de aparelhos celulares em salas de aula.Ou seja...A deputada eleita quis combater o exercício de liberdade de expressão fomentando um comportamento infracional em sala de aula! Começou bem, hein?
Enfim, os nossos parlamentares têm grandes chances de aprovarem o "Escola sem Partido", muito provavelmente na próxima legislatura, recheada de políticos tarados por mordaças. Mas o SFT já mandou, por várias vezes, o recado: O tal Projeto de Lei é censor, retrógrado e principalmente, INCONSTITUCIONAL! Afinal, estamos numa democracia...
Os políticos brasileiros, por mais novos que sejam, sempre recorrem aos gestos impactantes como estratégia de autopromoção. O governador eleito no Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse que vai até Israel para comprar drones que disparam tiros...
Brinquedinho bonito, moderno, né? Mas não seria interessante primeiro resolver o vergonhoso problema do sucateamento das viaturas policiais?
Quem não ouviu dizer que "Em dia de Finados sempre chove?" . Se levarmos em conta os fatores científicos e meteorológicos, é natural que isso ocorra, pois vivenciamos nesta época uma primavera com cara de verão antecipado, tornando mais frequentes as precipitações pluviais. Mas convenhamos: É linda a versão popular, quase que poética, de que as águas que caem lá do céu, neste dia, são lágrimas acumuladas em uma nuvem de saudade dos nossos entes queridos. Não sei se no dia de hoje, a chuva tornará a data mais melancólica, como de costume. Só sei que a tal nuvem de saudade sempre se forma no peito, precipitando-se em lágrimas ou não...
Acompanho com máxima isenção os primeiros movimentos da transição rumo ao governo Jair Bolsonaro. A campanha findou, e todas as incógnitas de outrora vão se tornando realidade. Realidade esta que depende muito das atitudes que serão tomadas a partir de agora, e que serão merecedoras de críticas e elogios, independente da minha antipatia pelo presidente eleito.
Primeiramente, as observações que me agradaram dizem respeito à Reforma Ministerial, diminuindo para quinze o número de ministérios subordinados ao executivo. Isso pode trazer uma economia substancial aos cofres públicos. Segundo, as nomeações: Sérgio Moro, confirmado para o Ministério da Justiça é um excelente aquisição para compor o quadro, uma esperança adicional no combate ao crime organizado e à corrupção. Apesar de minhas ressalvas quanto ao juiz, sua nomeação me agrada. Também me agrada a nomeação do astronauta Marcos Pontes para a pasta da Ciência e Tecnologia. Pelo pouco que vi dele, parece ser um sujeito bem intencionado, honesto e capacitado.
Agora, os contras. Paulo Guedes, que vai agregar as pastas mais afinadas com a Economia e o Planejamento aparentemente é um indivíduo altamente preparado, mas me desagrada o fato de ele já ser investigado pelo Ministério Público por gestão fraudulenta nos fundos de pensão de algumas estatais. Isso, por si só, é motivo de desconfiança, haja vista que ele será o possível mentor da Reforma Previdenciária. Ônyx Lorenzoni, que assumirá a Casa Civil já admitiu ter recebido propina da JBS para financiar sua campanha para Deputado Federal. Ou seja: emduas das principais pastas do executivo, ambos os nomes carregam suspeitas quanto à idoneidade.
Também não vejo com bons olhos a fusão de dois ministérios que ainda hoje são conflitantes: Agricultura em junção com Meio Ambiente. Como os conceitos de agroecologia e sustentabilidade estão longe de fazerem parte da cultura dos nossos ruralistas, seria recomendável que as pastas se mantivessem separadas. Tanto é que o próprio Bolsonaro admitiu reavaliar a conduta. Por fim, a nomeação de Magno Malta para o "Ministério da Família" é uma piada para quem propõe a "nova política". Típico gesto de quem quer acomodar um aliado derrotado nas eleições para um ministério totalmente desnecessário. Nova política? Ah, tá... sei!
Quando as pesquisas começaram a indicar Petistas e Bolsonaristas indo ao segundo turno das eleições, imaginei que alguma entidade sobrenatural estivesse testando ao máximo as rivalidades de uma nação sul-americana. Não passou nem uma semana, e a mesma força sobrenatural colocou os argentinos Boca e River na final da Libertadores! Caramba! vai gostar de treta assim lá longe!