9 de fev. de 2018

Lago do Rio Paraná em Presidente Epitácio pode ser visto de Venceslau!

   A discussão vem de longa data no meu local de trabalho. Certa vez alguém disse que do Pontilhão do Prolongamento da Avenida Carlos Platzeck sobre a Rodovia Raposo Tavares seria possível avistar parte do lago do Rio Paraná, em Presidente Epitácio, dependendo de fatores como época do ano, localização do sol e horário durante o dia. Alguns duvidaram, outros diziam que seria possível, sem ao certo apresentar alguma prova. Há mais ou menos duas semanas, pedalando próximo à velha Figueira, no prolongamento da Avenida Carlos Platzeck, eis que tive uma surpresa: avistei um espelho d'água de tamanho considerável, com possibilidades reais de ser o lago do Rio Paraná!

   No dia seguinte, de manhã, olhando na mesma direção e no mesmo local, não consegui a visualização, muito provavelmente devido às condições de posição do sol, que não refletia sua luz no espelho d'água, impossibilitando avistá-lo. Voltei em outra oportunidade, no mesmo horário do dia em que meus olhos haviam alcançado o lago. Novo êxito! Contei aos meus colegas de trabalho, e novamente alguns acreditaram, outros não.

   Por fim, com material inapropriado, consegui fotografar o espelho d'água, enviando o arquivo ao blogueiro Toninho Moré, da Agência Moré de Comunicação, que afirmou: a imagem é sim do lago do Rio Paraná, sendo que ele já sabia da possibilidade de visualização por conta do Mapa de irradiação das ondas da Rádio Jovem Som FM de Presidente Venceslau. Segundo ele, aquele é o único ponto de onde se pode ver o lago, na direção do "Vale do Caiuazinho" ou "Vale do Ribeirão Caiuá". A seguir, a foto em questão. Repito: é preciso observar com muita atenção a imagem, sendo que a tal "lâmina d'água" aparece no ponto imediatamente abaixo da seta...  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.


* O Eldoradense


3 comentários:

  1. Anônimo04:27

    Muito interessante viu

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:24

    O que o senhor andou bebendo Eldoradense ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, rsrsr! Sim, até agora eu estou meio que em dúvidas quanto à imagem, mas as informações do Toninho foram bem convincentes. Fiz uma projeção através do Google Mapas, e o que ele disse faz bastante sentido. Mas é claro, se alguém tiver algum equipamento melhor que torne a imagem mais nítida, comprovando ou não a tese, será muito bem vindo. Abraços!

      Ass: o Eldoradense

      Excluir

Vídeos curiosos: Voo no Estádio municipal e modo Sport trecking no campo da aviação...

  E seguem os testes dos primeiros voos com o drone DJI mini 3 pro: No primeiro vídeo, a decolagem  foi feita no Estádio Municipal, onde for...