E o FHC, ao longo dos seus 86 anos, está com o sarcasmo em dia e a língua afiada. Perguntado sobre um possível pensamento liberal de Jair Bolsonaro após o deputado anunciar que o economista Paulo Guedes integrará sua equipe durante as eleições, o ex-presidente foi ironicamente categórico... "Não sei nem se ele tem pensamento..." * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
Quando o sujeito acha que já viu bizarrice demais no mundo político, eis que surgem dois gênios retirando ideias mirabolantes de suas lâmpadas cerebrais: Nos Estados Unidos,Donald Trump achou interessante a sugestão de distribuir armas aos professores para conter os atentados dentro das salas de aula. Enquanto isso, no hemisfério sul, mais precisamente no Brasil, Jair Bolsonaro propõe que as mulheres adquiram armas de fogo para conter o feminicídio. Seguindo a lógica, qual seria sua proposta contra a pesca predatória? * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
"Eu quero é botar meu bloco na rua" - Casuarina & Lenine
Há quem diga que eu dormi de touca Que eu perdi a boca, que eu fugi da briga Que eu caí do galho e que não vi saída Que eu morri de medo quando o pau quebrou
Há quem diga que eu não sei de nada Que eu não sou de nada e não peço desculpas Que eu não tenho culpa, mas que eu dei bobeira E que Durango Kid quase me pegou
Eu quero é botar meu bloco na rua Brincar, botar pra gemer Eu quero é botar meu bloco na rua Gingar pra dar e vender
Eu quero é botar meu bloco na rua Brincar, botar pra gemer Eu quero é botar meu bloco na rua Gingar pra dar e vender
Eu, por mim, queria isso e aquilo Um quilo mais daquilo, um grilo menos nisso É disso que eu preciso ou não é nada disso Eu quero todo mundo nesse carnaval... Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer Eu quero é botar meu bloco na rua Gingar pra dar e vender
Eu quero é botar meu bloco na rua Brincar, botar pra gemer Eu quero é botar meu bloco na rua Gingar pra dar e vender
E a postagem de hoje é o registro fotográfico/ciclístico do treino realizado pela manhã, na companhia do colega de trabalho e de pedal Cido Costa. O itinerário foi um percurso de ida e volta até Santo Anastácio, feito por estrada de terra quase que integralmente, com direito a duas pequenas paradas: Uma em Santo Anastácio, e outra, na volta, em Piquerobi. Eis os números do treino, segundo o aplicativo esportivo Strava...
Agora deixou de ser rumor para virar notícia: Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda de Michel Temer, admitiu que também ambiciona alcançar o Palácio do Planalto nas próximas eleições presidenciais. Tecnicamente, considero uma alternativa razoável, já que ele possui conhecimento e experiência na área. O problema é no âmbito político... Já imaginaram Henrique Meirelles em um comício, falando "economês"para uma plateia com cara de paisagem? Acho que vai ficar mais ou menos assim... * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma...
Quando vejo a migração em massa dos venezuelanos rumo ao Brasil, fico imaginando o quão dramática está a situação no país vizinho. Este é um êxodo pouco efetivo, onde o sujeito busca apenas sair da miséria absoluta para almejar a sobrevivência indigna. É tentar diminuir o sofrimento, tendo a consciência de que prosperidade, de fato, seja realidade vislumbrada apenas do outro lado do oceano... * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
Para quem duvida do poder da oração, ontem o povo brasileiro teve duas boas notícias: o presidente Michel Temer desistiu da Reforma da Previdência, e como bônus, finalmente desistiu também de nomear Cristiane Brasil como Ministra do Trabalho! Continuemos rezando, povão! Quem sabe, com um pouquinho mais de fé, ele desiste de terminar o mandato... * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
A fotografia postada neste blog, evidenciando uma perspectiva visual do lago do Rio Paraná a partir da Velha Figueira no prolongamento da Avenida Carlos Platzeck, não convenceu alguns leitores e amigos. Muitos conseguiram visualizar o espelho d'água através de ampliação de imagem, outros não. Abaixo, um vídeo publicado em 2009 no Youtube pelo fotógrafo Caio Lanziani. Com material mais apropriado e de um outro ponto da cidade, (alto do edifício Empresarial Center); ele conseguiu uma imagem bem mais nítida do lago...
Ainda o carnaval. Por mais que o tema não me agrade muito, é impossível não falar algo sobre o tão comentado desfile da "Paraíso do Tuiuti", vice-campeã do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Se eu disser que assisti alguma coisa, estou mentindo. Mas li. Sim, li porque o assunto rendeu muita discussão e polêmica, tanto na internet quanto nos principais veículos de informação. E não foi para menos: a agremiação simplesmente "causou" na Sapucaí.
Com um desfile altamente crítico e bem elaborado, contendo em suas alas um "Presidente Vampirão", bem como os "Patos da FIESP", a escola discorreu sobre o "trabalho escravo" em suas diferentes formas, (antes e depois da abolição). Emocionou o público, foi ovacionada, como aliás, era de se esperar. A festa, que por muitos é considerada símbolo de alienação, mostrou que pode ser politizada, sem perder sua essência.
Pois bem: No Twitter, a "Tuiuti" alcançou o primeiro lugar nos Trending Topics no Brasil, e segundo lugar entre os assuntos mais comentados no mundo. Não é pouca coisa. Como se não bastasse, ficou em segundo lugar na avaliação dos jurados, deixando para trás escolas tradicionais como Mangueira, Portela, Imperatriz, Vila Isabel, Salgueiro e Mocidade Independente. O título ficou com a Beija-Flor.
Mas como nem Jesus Cristo agradou a todos, muita gente ficou contrariada com a apresentação, sendo que alguns a consideraram esquerdista. A polarização política no Brasil está tão acirrada de uns tempos para cá, que tudo é motivo de "cabo de guerra" entre simpatizantes da direita e da esquerda. É o desfile da Tuiuti, a novela da Globo, a comida do cachorro e a flexibilidade da cauda da lagartixa. Enfim, estão polarizando politicamente os assuntos mais variados, esquecendo-se que o principal foco da ruína social brasileira vai além das variantes ideológicas: a raiz do problema é cultural, é o famoso "jeitinho", o "levar vantagem". A maioria das principais nações da Europa alternou governos de esquerda e de direita em suas respectivas histórias recentes. Nem por isso tais países deixaram de ser potências, pois suas culturas respeitosas ao bem público e à coletividade prevalecem em suas sociedades.
Para finalizar, a Tuiuti, que criticou a Reforma Trabalhista, defendendo veementemente o trabalho registrado em carteira, empregou formalmente apenas três trabalhadores durante todo o ano. Contraditório? Sim, também acho! Mas é tão contraditório quanto o Sérgio Moro receber auxílio-moradia habitando casa própria em Curitiba. Enfim, estão aí mais duas amostras de que a hipocrisia e o jeitinho não estão atrelados exclusivamente à direita, nem à esquerda: tais componentes estão arraigados na cultura do brasileiro. Porém, independente à ressalva do "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço", eu gostei muito do que li sobre a apresentação da Tuiuti...
E o apresentador global Luciano Huckparece estar novamente flertando com a possibilidade de se tornar candidato à Presidência da República. Já conversou com FHC, procurou a opinião do DEM, enfim, o homem está mesmo com vontade de encampar a bandeira da "novidade política".E falando nisso, se o presidente Michel Temer está com dificuldades em realizar as reformas em Brasília, bem que ele poderia contar com a experiência de Luciano Huck...* Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
A discussão vem de longa data no meu local de trabalho. Certa vez alguém disse que do Pontilhão do Prolongamento da Avenida Carlos Platzeck sobre a Rodovia Raposo Tavares seria possível avistar parte do lago do Rio Paraná, em Presidente Epitácio, dependendo de fatores como época do ano, localização do sol e horário durante o dia. Alguns duvidaram, outros diziam que seria possível, sem ao certo apresentar alguma prova. Há mais ou menos duas semanas, pedalando próximo à velha Figueira, no prolongamento da Avenida Carlos Platzeck, eis que tive uma surpresa: avistei um espelho d'água de tamanho considerável, com possibilidades reais de ser o lago do Rio Paraná!
No dia seguinte, de manhã, olhando na mesma direção e no mesmo local, não consegui a visualização, muito provavelmente devido às condições de posição do sol, que não refletia sua luz no espelho d'água, impossibilitando avistá-lo. Voltei em outra oportunidade, no mesmo horário do dia em que meus olhos haviam alcançado o lago. Novo êxito! Contei aos meus colegas de trabalho, e novamente alguns acreditaram, outros não.
Por fim, com material inapropriado, consegui fotografar o espelho d'água, enviando o arquivo ao blogueiro Toninho Moré, da Agência Moré de Comunicação, que afirmou: a imagem é sim do lago do Rio Paraná, sendo que ele já sabia da possibilidade de visualização por conta do Mapa de irradiação das ondas da Rádio Jovem Som FM de Presidente Venceslau. Segundo ele, aquele é o único ponto de onde se pode ver o lago, na direção do "Vale do Caiuazinho" ou "Vale do Ribeirão Caiuá". A seguir, a foto em questão. Repito: é preciso observar com muita atenção a imagem, sendo que a tal "lâmina d'água" aparece no ponto imediatamente abaixo da seta... * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
O assunto sempre vem à tona em campanhas presidenciais: privatização. E numa entrevista em Brasília, após reunião com empresários da construção civil, o governador Geraldo Alckmin disse, convictamente: a intenção é privatizar tudo o que for possível.Desta vez o PSDB adotou a bandeira do neoliberalismo de forma mais explícita, haja vista que nas últimas eleições majoritárias o tema não era muito aceito pela população brasileira. Com os escândalos de corrupção e corporativismo político em diversas estatais, ficou mais fácil encampar as propostas de privatizações, e talvez o partido já tenha uma ideia sobre a mudança de pensamento da população quanto ao assunto.
As privatizações diminuem a burocracia das empresas, tornando-as mais competitivas, diminuindo os riscos de fisiologismo político nos seus respectivos comandos, deixando estas funções para gente dotada de capacitação técnica. Com todos estes fatores contando a favor, tais empresas maximizam seus lucros, gerando mais arrecadação de impostos para a União. Por outro lado, existem setores estratégicos para o país, e talvez fosse importante que tais setores se mantivessem sob a gestão pública, mesmo com tantos desafios a serem superados.
Mas ficou claro que adotando tal discurso "Alckmin é mais Alckmin", deixando mais claro suas reais intenções com relação às estatais. Vale lembrar que tais empresas são "Públicas", portanto, são patrimônio do povo brasileiro. Se por um lado não queremos que sejam surrupiadas pelos políticos na condição de "Estatais", é importante saber se o povo é, de fato, a favor das privatizações. Afinal, estatais não pertencem exclusivamente aos governos, pertencem também aos governados... * Para visualizar a imagem abaixo em tamanho original, clique sobre a mesma.
Existem situações específicas que nos remetem a algumas lembranças. Eu, por exemplo, todo dia quinto dia útil, diante do caixa eletrônico, me lembro desta música da década de 80...
"Que me desculpe o juiz Sérgio Moro, mas receber auxílio-moradia tendo residência própria no local onde trabalha pode até não ser ilegal, mas convenhamos... é imoral!"
A burocracia no Brasil realmente é caprichosa. Eu diria que às vezes, parece ser "desaforada". E não é que Michel Temer teve sua aposentadoria suspensa por falta de"prova de vida"? Até acho que ele merece passar por esta, mas será mesmo que oINSS necessita desta certificação, em específico? Tudo bem que o governo do presidente agoniza e que a popularidade dele até nos faz pensar que ele já morreu, mas, infelizmente, ele ainda sobrevive...* Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.