18 de nov. de 2015

Romance: "A Transa Amazônica"




   Amigos leitores, recentemente fiz a leitura do romance "A Transa Amazônica", de autoria de Odett de Barros Mott, editado pela Atual Editora. É um romance dedicado ao público infanto-juvenil, mas que propõe uma reflexão muito interessante sobre relações de trabalho, servidão e liberdade.

    A narrativa ocorre inicialmente em um arrozal do Sergipe, onde uma família de meeiros produtores de arroz vive miseravelmente subordinada a um proprietário rural, e mediante ao sonho da própria terra, migra para a Amazônia, impulsionados por um projeto do Governo Federal em colonizar a selva. A propaganda exagerada, a expectativa em torno de um sonho e o planejamento equivocado fizeram o projeto "Transamazônica" fracassar, e posteriormente, transformou o sonho dos migrantes em um novo pesadelo. 

  É um bom romance, que serve para análise social e para traçar um paralelo com os projetos de colonização e Reforma Agrária atuais, onde os governos apenas "assentam" famílias ofertando poucas condições para escoamento de produção, bem como distribuindo terras para muita gente sem qualquer vocação para o trabalho rural. Recomendo.


*O Eldoradense
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos curiosos: "Primeiros voos no mundo dos drones..."

     O Facebike ambiciona filmagens aéreas futuras. Vai tempo, treino, investimento. A princípio, os primeiros voos foram registrados com um...