10 de abr. de 2018

Prestem atenção nesta campanha publicitária da Chevrolet...

   Primeiro, peço ao leitor que assista à propaganda abaixo...


   Assistiu? Ok, postei ela no blog para fomentar o debate que a campanha publicitária acima provocou: Ecologia x Agronegócio. Não sei qual foi a intenção da mensagem no comercial, mas talvez, involuntariamente, a Chevrolet colocou em lados opostos dois temas que, atualmente, são complementares, e não opositores. Não quero aqui discutir a importância do agronegócio para o país, seria tolo da minha parte ignorar a contribuição do setor para o PIB do Brasil, mas minimizar a consciência ecológica em detrimento à atividade econômica é coisa do passado. 

   A Chevrolet fez uma campanha para um grupo de possíveis consumidores, e na intenção de agradá-los, passou uma mensagem, no mínimo, "estranha". Ficou parecendo que somente os produtores rurais se preocupam com o bem do país, e que, quem se preocupa com o Meio Ambiente, só o faz por pura paixão ideológica. As leis ambientais hoje vigentes no país, incluindo pontos de proteção às nascentes, manutenção de percentual mínimo de Áreas de Preservação Permanente não constam no Código Florestal por mera ideologia ou somente para atender pressões de ativistas. Elas foram elaboradas mediante conhecimento técnico, tendo a consciência de que, sem preservação ambiental, o agronegócio para, e sem o agronegócio, o país pode parar. 

   O avanço das fronteiras agrícolas em biomas como o Pantanal e a Amazônia e a devastação daquelas áreas estão aí para provar que sem a consciência de sustentabilidade, o próprio agronegócio corre riscos. Hoje, só não percebe isso o mau produtor rural ou aquele que, por falta de conhecimento, possui visão limitada, a curto prazo. Particularmente, achei a campanha publicitária equivocada, afastando duas linhas de pensamentos que hoje são mais paralelas que concorrentes. Se não fosse por uma questão de licitação, eu acharia que isso é uma bronca particular pelo fato das caminhonetes do IBAMA  e do Instituto Chico Mendes serem atualmente da Toyota, modelo Hilux...

* O Eldoradense

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...