30 de set. de 2017

Livro: "Prisioneiras", de Dráuzio Varella!




    Amigos leitores, ontem encerrei a leitura do livro "Prisioneiras", de Dráuzio Varella. Tenho que admitir que foi a leitura mais rápida que realizei, motivado pela curiosidade e envolvimento que a obra desperta no leitor. A linguagem é fácil, a narrativa precisa, e é bem perceptível a pesquisa aprofundada e muito bem detalhada na busca de transmitir ao leitor, a complexidade do cárcere feminino.

   "Prisioneiras" vai muito além dos códigos de conduta e dos comportamentos das detentas no interior das muralhas. Vasculha as histórias das mulheres que são encarceradas, as origens sociais, relata as causas e consequências da delinquência feminina, muitas vezes motivadas pela degradação familiar, pela ausência de políticas públicas de educação e cultura nas periferias, bem como as desigualdades de gênero tão marcantes em um país extremamente machista, como o Brasil.

   Considerei, (na minha modesta opinião); a obra bem mais instigante que Carcereiros, (o segundo livro da trilogia de Dráuzio Varella sobre o cárcere). Digo que é mais instigante por dois motivos básicos: o primeiro, porque o universo feminino é por si só, mais complexo. O segundo é porque relata com precisão cirúrgica uma diferença marcante entre os presídios femininos e masculinos: presidiários não são renegados ao abandono por suas companheiras e familiares, enquanto as mulheres encarceradas são, via de regra, esquecidas pelos seus entes. Os motivos que explicam o curioso fenômeno? Só lendo para saber...


* O Eldoradense

Um comentário:

  1. Olá, boa noite... ainda não li estes dois últimos mas o Estação Carandiru foi um dos livros mais marcantes que eu já li.. valeu pela dica!!!
    abraços

    ResponderExcluir

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...