30 de set. de 2017

Livro: "Prisioneiras", de Dráuzio Varella!




    Amigos leitores, ontem encerrei a leitura do livro "Prisioneiras", de Dráuzio Varella. Tenho que admitir que foi a leitura mais rápida que realizei, motivado pela curiosidade e envolvimento que a obra desperta no leitor. A linguagem é fácil, a narrativa precisa, e é bem perceptível a pesquisa aprofundada e muito bem detalhada na busca de transmitir ao leitor, a complexidade do cárcere feminino.

   "Prisioneiras" vai muito além dos códigos de conduta e dos comportamentos das detentas no interior das muralhas. Vasculha as histórias das mulheres que são encarceradas, as origens sociais, relata as causas e consequências da delinquência feminina, muitas vezes motivadas pela degradação familiar, pela ausência de políticas públicas de educação e cultura nas periferias, bem como as desigualdades de gênero tão marcantes em um país extremamente machista, como o Brasil.

   Considerei, (na minha modesta opinião); a obra bem mais instigante que Carcereiros, (o segundo livro da trilogia de Dráuzio Varella sobre o cárcere). Digo que é mais instigante por dois motivos básicos: o primeiro, porque o universo feminino é por si só, mais complexo. O segundo é porque relata com precisão cirúrgica uma diferença marcante entre os presídios femininos e masculinos: presidiários não são renegados ao abandono por suas companheiras e familiares, enquanto as mulheres encarceradas são, via de regra, esquecidas pelos seus entes. Os motivos que explicam o curioso fenômeno? Só lendo para saber...


* O Eldoradense

29 de set. de 2017

Conheça o resultado da pesquisa sobre rejeição partidária encomendada pelo DEM...

   Tentando "reinventar-se", o DEM encomendou uma pesquisa em que a temática foi a "rejeição partidária", cujo objetivo é, logicamente, entender o que se passa na cabeça do eleitor, visando alianças futuras para as próximas eleições. Os resultados certamente não agradaram os requerentes da pesquisa, pois a rejeição ao DEM ficou em 60%, bem próximos dos 62%, do PT. Os líderes na pesquisa de rejeição partidária, porém, são PSDB e PMDB, que praticamente empataram na casa dos 75%. A fonte da notícia é a coluna da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo. * Para visualizar a imagem abaixo em tamanho original, clique sobre a mesma...


* O Eldoradense

28 de set. de 2017

3% aprovam o governo Temer: Saiba quem são!

  Saíram os mais recentes números sobre a aprovação do Governo Temer, e eles são pouco animadores! 77% desaprovam, 3% aprovam e 59% dos entrevistados consideram o seu governo pior do que o de Dilma Roussef. Sempre apegado à ciência e às estatísticas, o Blog do Eldoradense saiu em busca dos eleitores que formam os 3% do grupo que apoia o presidente, e surpreendentemente, estas pessoas foram encontradas! Vejam as imagens, pois elas são reveladoras:  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.


* O Eldoradense

27 de set. de 2017

Livro: "Carcereiros", de Dráuzio Varella



  Amigos leitores, encerrei anteontem a leitura do livro "Carcereiros", do médico e escritor Dráuzio Varella. A obra é praticamente uma antologia das histórias que o autor vivenciou enquanto médico voluntário do Sistema prisional paulista, com narrativa interessante e de fácil assimilação, retratando o cotidiano de uma categoria profissional pouco valorizada pela sociedade. Ressalto que a minissérie homônima é baseada no livro, mas pouco tem a ver com a essência da obra. Para quem conhece o sistema prisional, a leitura permite um aprofundamento maior na história da Política carcerária do Estado de São Paulo, interligando as relações do Massacre do Carandiru, a implosão daquele presídio e o surgimento da facção criminosa que age dentro e fora das unidades prisionais. Além disso, relata fatos inusitados e pitorescos envolvendo a temática do dia a dia dos carcereiros, diretores e presidiários. Já para quem desconhece a rotina do interior das muralhas, o livro serve para saciar a curiosidade deste mundo desconhecido, sombrio e nada agradável dos presídios. Recomendo.

* O Eldoradense

25 de set. de 2017

Conto: "Xô, bicho!"


"Xô, bicho!"


    O causo que vou relatar é baseado em fatos reais. Aconteceu em algum lugar no pé da serra do Cariri, no Ceará, e o seu protagonista é um senhor com quem eu tive pouco tempo de convivência, o suficiente para guardar deliciosas lembranças e admiração por sua figura humana. Chamava-se José Freitas Ribeiro, filho de Pedro, e por isso,  era conhecido por "Zé de Pedro". Da abreviação da abreviação, tornou-se "Zé Pedro",  e assim ficou conhecido definitivamente por amigos e familiares.

   De pequena estatura e uma bondade enorme no coração, era um homem valente no melhor sentido da palavra, daqueles que lutava com bravura e dignidade pela sobrevivência, vendendo doces no lombo de uma tropa de muares pelas estradas na região da Chapada do Araripe, bem como sendo proprietário de um pequeno sítio naquelas bandas. E foi ouvindo este "causo" que aprendi que um homem, para ser valente, não precisa necessariamente ter algum apego à violência ou fazer uso de armas, a não ser que seja em caso extremo de legítima defesa.

   Quando se fala em interior do Nordeste, nós, do sudeste, imediatamente imaginamos o sol quarando em temperaturas altas, aliado à seca. Isso é estigma, em alguns casos. No sopé da Serra do Cariri, na região do Crato, por exemplo, as temperaturas são amenas e o solo relativamente fértil, não sofrendo tanto com a escassez de água. E foi neste cenário que "Zé Pedro", casado com Angélica, mantinha seu sítio, e dele, retirava o suficiente para a subsistência, tendo, na propriedade, pequenas criações e plantações de hortaliças e legumes.

   Como a maioria dos sitiantes daquela época e daquele lugar, "Zé Pedro" tinha uma espingarda em casa, mas até onde eu saiba, repudiava a possibilidade de ter que usá-la. A possuía por precaução, levando-se em consideração a iminência de alguma eventualidade. A propriedade produzia bem, mas uma coisa passou a incomodar o jovem casal: as verduras plantadas com todo o cuidado na horta pareciam estar saciando a fome de algum  boêmio e assíduo ladrão, que curiosamente, fazia suas incursões de forma sorrateira e discreta, nascendo ali, um mistério.

  A coisa passou a incomodar "Zé Pedro", que resolveu montar guarda na janela semi-aberta da pequena casa, com vistas à horta. E foi no meio da noite que o visitante apareceu. Tomado pela cólera dos que são surrupiados, o sitiante empunhou a espingarda e correu em direção ao ladrão, que perplexo, ficou paralisado, com as finas pernas trêmulas e os olhos pedindo clemência. O homem manteve o alvo na mira, um veado que provavelmente saía do interior da mata no pé da serra, com o objetivo de saciar a fome de forma prática. Caça e caçador fitavam-se simultaneamente, e o disparo parecia ser questão de tempo. Pouco tempo, aliás.

   Mas quem conheceu "Zé Pedro", (como eu conheci), sabia que o desfecho da história não poderia conter um animal estrebuchando pelo simples fato de querer saciar a fome. O homem valente, de  bom coração e avesso à violência encheu o peito com voz de piedade e gritou: "Xô, bicho!" O animal pareceu entender o recado e saiu em disparada, para numa mais voltar naquele sítio.

    Esta história por várias vezes foi contada com orgulho pelo meu pai, falando sobre meu avô, o sitiante "Zé Pedro": O homem que servia com muito carinho lascas de rapadura aos netos, dentre eles, os dois caçulas, (eu e meu irmão). Acho que é por isso que até hoje, adoro rapadura. Mais pela docilidade das lembranças do que necessariamente, pelo sabor da iguaria...


* O Eldoradense

24 de set. de 2017

Clipe de hoje: "Quase nada", com Zeca Baleiro


"Quase nada" - Zeca Baleiro

De você sei quase nada
Pra onde vai ou por que veio
Nem mesmo sei
Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho

Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso
Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo

Noite alta que revele
Um passeio pela pele
Dia claro madrugada
De nós dois não sei mais nada

De você sei quase nada
Pra onde vai ou por que veio
Nem mesmo sei
Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho

Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso

Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo
Se tudo passa como se explica
O amor que fica nessa parada
Amor que chega sem dar aviso
Não é preciso saber mais nada

22 de set. de 2017

No PSDB, Arthur Virgílio também quer ser candidato à Presidência!

   


  Quando o sujeito pensa que o PSDB está dividido, o partido prova que sua capacidade de dissolução e vocação às derrotas em disputas presidenciais pode ser maior do que se pensa: Desta vez, em entrevista ao site Veja.com, é o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, quem está proclamando explicitamente a intenção de concorrer ao Palácio do Planalto nas próximas eleições, em 2018. 

  Parece ainda não ter caído a ficha do tucanato que as pesquisas eleitorais para o ano que vem indicam percentual baixíssimo de todos os seus possíveis candidatos à presidência, e que, tais divisões, (ou indefinições); aumentam drasticamente as chances da sigla de amargar uma nova derrocada visando as eleições majoritárias do ano que vem. Quanto à Arthur Virgílio, é um político experiente, opositor ferrenho à Lula, mas convenhamos: é muita pretensão achar que ele próprio tenha visibilidade suficiente para colocar a faixa verde-amarela no peito! Com tanto "fogo amigo", parece que o Governador Geraldo Alckmin nem precisa do Major Olímpio como opositor político! Os próprios colegas de partido desempenham muito bem este papel...

* O Eldoradense

20 de set. de 2017

Quem vota nulo não tem o direito de reclamar?



    Mais uma vez, faço questão de escrever sobre o cenário político que vem sendo montado para as eleições presidenciais de 2018: Lula, em primeiro, e Bolsonaro, em segundo. Não vou me atentar aos detalhes dos números, porque até mesmo a inversão das respectivas colocações não aliviariam em nada o cenário absolutamente "trash" que está se desenhando. E para um país que agoniza, visualizar tais números é decepcionante, (para não dizer desesperador).

  De um lado, um político que consegue se manter na dianteira das pesquisas ainda que se saiba que seu partido institucionalizou a corrupção, arrombou com as contas públicas e que, nos últimos anos, viabilizou um projeto de poder agindo às margens da legalidade. Do outro, nada mais do que um falastrão, que ganha força mais pelo descrédito generalizado do que pelos seus próprios méritos. Sugiro ao leitor que me diga algo que Bolsonaro tenha feito de relevante ao país em seus seis mandatos enquanto deputado federal. Olha, mas é preciso ter relevância, consistência, e não vale falácia, verborragia, porque isso não me convence. Ah, e se me argumentarem que ele é o candidato "defensor da família", perdoem-me: se você deposita em um político a outorga de defender sua família, então, você precisa repensar o seu papel de defensor da tua própria família!". 

    E é neste cenário nada promissor que resolvi reconsiderar sobre o voto nulo. Em outras épocas, eu seria um crítico ferrenho à prática, mas o tempo nos molda e faz reavaliar posturas: eu tenho mesmo que escolher entre um corrupto profissional de carteirinha e um demente idiota amador? Não, não dá para compactuar com nenhuma das possibilidades. Prefiro acreditar que algum nome de mínima razoabilidade e viabilidade emerja do fundo das pesquisas e surpreenda esta aberração de cenário futuro. Caso contrário, vejo-me na obrigação de adotar, ineditamente, a prática do voto nulo. Isso exclui minha possibilidade de criticar e reclamar? É claro que não. O voto nulo também é uma expressão democrática, legítima a qualquer cidadão.

* O Eldoradense

19 de set. de 2017

Talento de um artista de rua em Ubatuba...

  Uma das coisas que mais aprecio quando viajo para alguma cidade turística são as performances dos artistas de rua, que se apresentam geralmente em locais de grande aglomeração de pessoas, chamando atenção do público e faturando alguns merecidos trocados. Desta vez, registro a exibição deste exímio tocador de cavaquinho, no badalado Bairro Itaguá, onde a vida noturna de Ubatuba pulsa com mais energia. Confiram:


* O Eldoradense


18 de set. de 2017

"Tirando onda pra onda não me afogar!"


  Quando o sujeito está viajando em férias, ele se sente um "lorde", mesmo que a fatura do cartão de crédito prove o contrário, no mês seguinte. Mas como todo mundo merece uma dose de ilusão, não custa "tirar uma onda" para não se afogar nela. E foi nas areias da Praia do Tenório, em Ubatuba, que resolvi recitar uma quadrinha improvisada premeditada, (se é que isso existe!)



* O Eldoradense

9 de set. de 2017

Blog ficará "fora do ar" por uma semana...



    Amigos leitores, o blog ficará "fora do ar" por uma semana, motivado pela necessidade de descanso do seu autor. Portanto, neste período, meu escritório será na praia, porém, eu não estarei na área, ainda que sejamos da mesma laia! Deixe viver, deixe ficar, deixe estar como está! Boa semana a todos!

* O Eldoradense

Memes com super-heróis: "Demolidor e o fanatismo petista"

  A delação de Antônio Palocci foi bombástica não porque revelou algo que não sabíamos, mas porque caiu como uma bomba norte coreana nas pretensões políticas de Lula na busca do terceiro mandato presidencial. O sítio em Atibaia, o triplex no Guarujá, as relações escusas com a Odebrecht, e a corrupção na Petrobrás, foram apenas confirmados com mais detalhes pelo ex-Ministro da Fazenda. Mas o que surpreende mesmo é a insistência de algumas pessoas em dizer que tudo isso é complô, ou que são intrigas inconsistentes marcadas pela "ausência de provas". Sobre isso, o super-herói deficiente visual da Marvel, "O Demolidor", tem algo a dizer: * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.


* O Eldoradense

8 de set. de 2017

Pensamentos do Eldoradense: "Serenidade"



  "Quando a serenidade não é uma virtude congênita, convém adquiri-la ao longo da vida através de condicionamento, diminuindo assim, os infortúnios causados pela precipitação e pela impulsividade"

* O Eldoradense

7 de set. de 2017

Charge besteirol de Independência!

  Amigos leitores, pode parecer meio desrespeitoso com a nossa pátria, mas reproduzi uma charge no Paintbrush que eu havia feito há mais ou menos uns 25 anos, aproveitando a clássica imagem do Grito de Independência, em um livro didático de história. Ressalto que o livro era meu, (não era público); e por isso eu fazia tais "intervenções". O intuito destas rasuras era o de agregar humor ao conteúdo e assimilá-lo com mais facilidade e de forma mais divertida. Eis abaixo, então, a "Charge besteirol de Independência", reconstituída de forma mais fidedigna possível, como há mais ou menos vinte e cinco anos, em um livro de segundo grau...


* O Eldoradense

6 de set. de 2017

Avião do Papa muda a rota por causa do Furacão Irma!

   O avião do Papa Francisco que ia para a Colômbia, mudou a rota por causa do furacão Irma, que está aprontando das suas no Caribe. Como até o Santo Padre quer ir para o céu, (mas não agora); logicamente o sumo pontífice adotou medidas preventivas, mesmo porque cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém!  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.



* O Eldoradense


5 de set. de 2017

Pela vontade de Dória, até as privadas públicas poderão estar sujeitas às campanhas publicitárias!

   Business, negócios, dinheiro. Sim, é isso que move o mundo, por mais que neguemos e tentemos diminuir a relevância do vil metal em nosso cotidiano. Mas eu acho que tudo tem limites! Acabei de ler no site da Folha de São Paulo que o "prefeidente" -mistura de prefeito com candidato à presidente- João Dória, está querendo que os banheiros públicos estejam sujeitos às campanhas publicitárias, praticamente rasgando a Lei paulistana da Cidade limpa! Do jeito que vai, a charge abaixo vai se tornando cada vez mais real...  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.


* O Eldoradense

4 de set. de 2017

Paródia Cinematográfica: "Gradeador"


   A Eldoradense Pictures Entertainment ingressou de vez na sétima arte! O primeiro lançamento dos nossos estúdios é uma paródia bem humorada do trailer do clássico "Gladiador". "Gradeador" narra a bravura do guerreiro tratorista que tanto luta nos campos rurais brasileiros, fazendo com que o agronegócio prospere em nosso país. Confira!



* O Eldoradense

3 de set. de 2017

Vídeo musical internacional de hoje: "Day Tripper", com Paul McCartney!


"Viajante diária" - Paul McCartney

Tem uma boa razão
Para pegar o caminho mais fácil de saída
Tem uma boa razão
Para pegar o caminho mais fácil de saída agora

Ela era uma viajante diária
Um bilhete só de ida, sim
Levei muito tempo para descobrir
E eu descobri

Ela é uma grande provocadora
Ela me levou até metade do caminho
Ela é uma grande provocadora
Ela me levou metade do caminho agora

Ela era uma viajante diária
Um bilhete só de ida, sim
Levei muito tempo para descobrir
E eu descobri

Tentei agradá-la
Ela só quer uma noite
Tentei agradá-la
Ela só quer uma noite agora

Ela era uma viajante diária
Dirige aos domingos, sim
Levei muito tempo para descobrir
E eu descobri

2 de set. de 2017

"Ao povo venceslauense"


  Produzi uns versos e um filme em homenagem à cidade que nasci e vivo até hoje, com muito orgulho. É uma homenagem singela, porém, feita com bastante carinho nesta data tão importante para a nossa comunidade...




"Ao povo Venceslauense"

No século passado,
Em distante paisagem;
Nascia um povoado,
No seio da mata selvagem!

Fundado sobre os trilhos
Da velha Sorocabana;
Por seus primeiros filhos,
Homens de muita gana!

Pioneiros desbravadores,
Dignos de nossa memória;
Corajosos semeadores,
Que plantaram uma história!

O brio que foi herdado,
Morando em nossos corações;
É valioso legado,
Transmitido por gerações!

Sociedade realizadora,
Gente que luta, e vence...
Comunidade acolhedora,
É o povo Venceslauense!

* O Eldoradense

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...