23 de set. de 2022

Comentário: "O vacilo de Ciro"

 



  Faltam poucos dias para o primeiro turno das eleições e meu voto está definido há algum tempo: É do ex-governador do Ceará e ex-Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Não é um voto cheio de empolgação, muito pelo contrário, é voto com ressalvas, racional e crítico. Entendo que tecnicamente ele é o mais preparado, embora sua intempestividade me faça lembrar o atual presidente da república. É o voto de quem não quer relembrar a corrupção institucionalizada de um lado, mas também não quer mais quatro anos de retrocesso deixando novamente o país sob a  tutela de um maluco - e também corrupto -  totalmente despreparado para a função. Enfim, é o voto de quem, a priori, não quer Lula, nem Bolsonaro.

     Mas o Ciro tá abusando do direito do vacilo. Em terceiro lugar nas pesquisas, o mais coerente seria ele descarregar sua munição em cima do segundo colocado, visando o segundo turno. E o que ele faz? Baixa o sarrafo em Lula, cujo eleitor já tem seu voto praticamente definido,  dando munição para Bolsonaro, o candidato da direita teoricamente mais rejeitado por boa parte do eleitorado "Cirista". É bom lembrar que aparentemente o eleitor de Ciro é em boa parte esquerdista e cearense, e que é mais fácil este eleitor estar propenso a Lula que a Bolsonaro, num segundo turno. Mas parece que a ficha de Ciro não caiu. O "Cirista" é um antibolsonarista convicto e um Lulista forçado pelas circunstâncias. Até Caetano Veloso já se encheu do vacilo do Ciro, e já fez o "L de Lula" com as mãos.

    A mágoa de Ciro pela falta de apoio petista em 2018, é compreensível. Mas seu vacilo sugere que ele tenha um ligeiro flerte com Bolsonaro caso venha a declarar um apoio. E isso não vai colar, seu eleitorado não vai dar a chancela para a direita radical e retrógrada. Sua atitude equivocada poderá até fazer com que muitos o abandonem já no primeiro turno, aderindo a campanha do "voto útil" com o intuito de liquidar Bolsonaro. 

      Fim melancólico de campanha, e embora tenha meu voto por ser contrário ao apelo do "voto útil," repito: Ciro tá vacilando feio. Se for para apoiar Bolsonaro, é melhor fazer como em 2018 e dar um passeio em Paris!


* O Eldoradense   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...