2 de jun. de 2022

Comentário: "Tudo pode acabar no primeiro turno"

 




   Desde já antecipo que o título do texto não tem a ver com comemoração de resultados de pesquisas, mas sim, de fatos: A eleição presidencial de 2022 no Brasil tem grandes chances de ser decidida no primeiro turno, independente de quem seja o vencedor. Digo isso porque neste ano,  o cenário altamente polarizado parece ter estrangulado qualquer sucesso mínimo de um candidato de terceira via. Terceira via esta que foi fundamental para que em eleições passadas, nenhum postulante ao Palácio do Planalto atingisse o percentual mínimo exigido no primeiro turno para liquidar antecipadamente a fatura.

    Desta vez, é diferente. João Dória e Sérgio Moro desistiram, pois seus nomes não vingaram. Ciro Gomes - que a princípio tem o meu voto - também parece não emplacar. Restaram Lula e Bolsonaro, estes sim, lutando voto a voto para vencer o pleito. Todas as pesquisas indicam que falta muito pouco para que haja vencedor sem a necessidade do segundo turno, sendo que todas elas indicam que o petista está mais perto do triunfo.

    Faltam quatro meses para as eleições e isso não quer dizer que o atual presidente não tenha condições de virar o jogo. Quem está com a máquina nas mãos sempre tem uma carta na manga. Porém, ainda assim, se os outros adversários não pontuarem expressivamente, a vitória de Bolsonaro também se consolidaria em primeiro turno. 

     E sinceramente, se neste tempo todo a terceira via não decolou, não será agora, há quatro meses da reta final que isso pareça acontecer. Porém, é fato que se houver um improvável segundo turno, os minguados votos de Ciro Gomes tendem a ser decisivos para a vitória de Lula ou Bolsonaro na etapa complementar. Aguardemos...

 * O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "A importância do equilíbrio fiscal"

       Contas públicas: Este é, sem dúvidas, o calcanhar de Aquiles do atual governo. Operando de forma deficitária e não demonstrando uma i...