2 de dez. de 2021

Comentário: "Desdizendo tudo o que disse sobre gatos"

    




   Vinte e nove de abril de 2021. Há alguns meses, fiz uma crônica intitulada "A inutilidade felina", que tinha mais um teor provocativo aos donos de gatos do que aos bichanos, propriamente. Não que aquele texto expressasse genuinamente tudo o que penso sobre os gatos, mas tinha lá o seu fundinho de verdade irônica. Esculachei um pouco os felinos, admito. Mas como diria o mestre Raul Seixas, cá estou, para dizer o oposto de tudo aquilo que eu disse antes. Sim, é preciso ser "metamorfose ambulante", quando justo e necessário.

     Há três anos uma gata frequenta preguiçosamente o quintal da minha casa. Há três anos eu procurava me aproximar dela, que se esquivava com destreza e agilidade irritantes. Enfim, um pouco daquele texto talvez fosse despeito pelo desprezo que aquela gata me dispensava. Eu me sentia usado, oferecendo apenas a hospedagem que lhe era conveniente.

    Mas minha insistência teve recompensa, há algumas semanas. Num momento de rara distração, consegui pegá-la e fazer carícias em sua cabeça. Foi o suficiente para que agora ela não me deixe em paz, requisitando atenção e carinho. Ontem recebi um vídeo feito pela minha mãe onde a felina miava reclamando minha ausência em frente ao portão de casa. Sim, se o cachorro do Roberto Carlos sorria latindo em frente ao portão, "minha" gata miava chorando! Fiquei comovido. Resolvi que hoje vou a um pet shop e "morrer num pacote de ração". Coração mole, coisa da idade, já não sou mais o mesmo.


      Mas enfim, fica o registo de que os gatos não são tão egoístas quanto parecem. Eles também são cuti cuti, carinhosos e amorosos, à sua maneira. E como eu não sou nenhum ser teimoso, inflexível ou turrão, cá estou! É melhor ser metamorfose ambulante do que manter aquela velha opinião formada sobre tudo, sobre o que é o amor, sobre que eu nem sei quem sou..


* O Eldoradense

3 comentários:

  1. Anônimo11:59

    Sabia que ia se render... Eles são irresistiveis, e tão ou mais amorosos que os cães, apenas tem maneiras mais elegantes e contidas de demostrar sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:49

    Que bom que você mudou de opinião, eu amo meus gatos .Eles são carinhosos e inteligentes ������

    ResponderExcluir
  3. Gato 🐱🐈 não tem dono.

    ResponderExcluir

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...