As imagens acima são dos festejos de Corpus Christi na cidade vizinha de Piquerobi. Imagens lindas, emocionantes, resultado de um trabalho árduo de praticamente toda uma comunidade. A festa foi impecável, agradável, bonita, num clima familiar e religioso característico das pacatas cidades do interior.
Ontem estive praticamente o dia inteiro em Piquerobi: Fui de manhã, de bicicleta, e à tarde, de carro, prestigiar o evento. A admiração dos visitantes diante dos ornamentos, das imagens religiosas, bem como das ruas caprichosamente decoradas pelos munícipes demonstrava o quanto o trabalho em conjunto foi bem executado.
Mas o tema deste texto não está restrito à festa de Corpus Christi, vai muito além dela: O objetivo é enaltecer o quanto a cidade de Piquerobi é bem cuidada, zelada, numa beleza cênica que a diferencia das outras pequenas cidades de porte similar aqui em nossa região. E digo com toda franqueza que os elogios não têm vinculaçõa política, pois esta característica singular dos nossos vizinhos não é fruto apenas de um trabalho recente, pois há muitos anos anos Piquerobi tem esta marca registrada.
Sou um visitante frequente de Piquerobi através do ciclismo, e a observação é inevitável: Ruas bem pavimentadas, prédios públicos bem cuidados, serviços de jardinagem e decoração simples, mas impecáveis. Todos estes elementos tornam o lugar aconchegante, agradável, com uma receptividade que "abraça" o visitante - ainda que por poucos minutos - de uma maneira acolhedora, tal qual coração de mãe.
E é lógico que uma comunidade envolta neste atmosfera positiva e unida no propósito de tornar a cidade um lugar agradável, só poderia mesmo proporcionar uma festa irretocável, como se o dia de Corpus Christi fosse o ápice de uma proposta, uma filosofia, um estilo de vida em comunidade dignos de elogios e admiração.
Não tive o prazer de prestigiar a festa no período noturno por motivos profissionais. Porém, tive acesso a estas imagens belíssimas, condizentes com a beleza de uma cidade extremamente bem cuidada e amada pelos seus munícipes. Parabéns a todos os Piquerobienses por deixarem a cidade com o aspecto de uma pequena joia lapidada, bem como executaram uma festa tão linda!
* O Eldoradense
Nenhum comentário:
Postar um comentário