23 de jun. de 2023

Livro: Armas, germes e aço, de Jared Diamond!

  E a Resenha literária hoje aborda o livro escrito pelo geógrafo e historiador norte-americano Jared Diamond, intitulado "Armas, germes a aço - A Evolução das sociedades humanas". Confira...


* O Eldoradense

22 de jun. de 2023

Comentário: "Coincidência?"

 

 Existem experiências na vida da gente que nos deixam intrigados. Não sei você, caro amigo leitor, se já passou por uma delas. Falo sobre experiências que acontecem numa sequência de coincidências, que adquirem, no mínimo, um aspecto sutilmente sobrenatural ou sensitivo, que seja. Já vivi algumas - raras, de fato - mas creio que seja importante o relato verbal ou escrito, sendo que, ao ser compartilhadas com pessoas próximas e de confiança, tais experiências não sejam qualificadas como fantasiosas ou até mesmo inverídicas. Escrevo a mais recente delas, pois, toda a sequência "coincidente" de fatos aconteceram há pouco tempo.

     Estive em uma missa na igreja Santo Antônio de Lisboa, onde o padre falava em sua homilia sobre os rituais dos sacramentos da vida do indivíduo. Disse ele que a data do batismo pode ser considerada uma espécie de segunda data de aniversário do devoto do catolicismo. Lembrei-me da existência, num álbum de fotos de família, de uma foto em que estava eu e meu pai, no dia do meu batismo. Eu com uma vestimenta de anjo, em pé sobre uma cadeira, e ele ajoelhado atrás de mim, em frente à nossa casa. Porém, eu não sabia recordar ao certo se a devida foto possuía data.

   Algum tempo depois disso, tive um sonho com imagens vivas, bastante reais, porém, desconexas: Eu saía de um local de trabalho diferente do meu, andava um bom trecho à pé até dirigir-me ao meu carro, que estava em frente ao estádio municipal de esportes de Presidente Venceslau. Ao chegar perto do carro, notei que meu saudoso pai - falecido em 2004 - me aguardava, sorridente. Fiquei surpreso, entrei no carro, e quando ia dar a partida, notei que ele passou a olhar para trás, em sentido diagonal, para o banco traseiro. Ao tentar verificar o que ele observava, uma nova surpresa: Minha sobrinha, filha do meu irmão e nascida em 2019, sorria espontaneamente para o meu pai, balançando as pernas, se divertindo. Acordei neste momento, confuso, emocionado.

     Sem entender o significado exato do sonho, comentei sobre o mesmo com algumas pessoas. , através deste sonho - e motivado por ele - resolvi que faria uma visita às minhas tias paternas na última segunda-feira. Assim o fiz.

      Chegando na casa das minhas tias - que um dia foi dos meus avós - me deparo com a seguinte cena: Minha tia olhando várias fotos contidas num recipiente surrado de lata, provavelmente alimentando lembranças e amenizando saudades. No recipiente estava escrito: "Biscoitos Aymoré". Fomos verificando as fotos uma por uma, conversando sobre as pessoas que estavam nelas. Eis que uma cópia do retrato que eu havia citado no início do texto, também estava contida na lata, com dedicatória aos meus falecidos avós. Eu vestindo de anjo, em pé sobre a cadeira, acompanhado pelo meu pai, em frente a nosa casa!  Sobre a dúvida de que se havia uma data atrás da foto, ela foi sanada: 19/06/78, exatos 45 anos após o dia do meu batismo. Sim, aquela segunda-feira especial também era um 19/06, porém, de 2023...







       Coincidência? Sim, pode ser, aos olhos dos mais céticos. Mas só eu sei o que senti naquele sonho, e sei também o quão grande foi a surpresa ao ver a coincidência das datas. Portanto, eu realmente prefiro acreditar que a sequência de episódios foi uma forma sensitiva de comunicação entre eu e meu pai...

* O Eldoradense

9 de jun. de 2023

Piquerobi: "Um exemplo de pequena cidade bem cuidada"


 As imagens acima são dos festejos de Corpus Christi na cidade vizinha de Piquerobi. Imagens lindas, emocionantes, resultado de um trabalho árduo de praticamente toda uma comunidade. A festa foi impecável, agradável, bonita, num clima familiar e religioso característico das pacatas cidades do interior. 

 Ontem estive praticamente o dia inteiro em Piquerobi: Fui de manhã, de bicicleta, e à tarde, de carro, prestigiar o evento. A admiração dos visitantes diante dos ornamentos, das imagens religiosas, bem como das ruas caprichosamente decoradas pelos munícipes demonstrava o quanto o trabalho em conjunto foi bem executado.

  Mas o tema deste texto não está restrito à festa de Corpus Christi, vai muito além dela: O objetivo é enaltecer o quanto a cidade de Piquerobi é bem cuidada, zelada, numa beleza cênica que a diferencia das outras pequenas cidades de porte similar aqui em nossa região. E digo com toda franqueza que os elogios não têm vinculaçõa política, pois esta característica singular dos nossos vizinhos não é fruto apenas de um trabalho recente, pois há muitos anos anos Piquerobi tem esta marca registrada.
 

    Sou um visitante frequente de Piquerobi através do ciclismo, e a observação é inevitável: Ruas bem pavimentadas, prédios públicos bem cuidados, serviços de jardinagem e decoração simples, mas impecáveis. Todos estes elementos tornam o lugar aconchegante, agradável, com uma receptividade que "abraça" o visitante - ainda que por poucos minutos - de uma maneira acolhedora, tal qual coração de mãe.

       E é lógico que uma comunidade envolta neste atmosfera positiva e unida no propósito de tornar a cidade um lugar agradável, só poderia mesmo proporcionar uma festa irretocável, como se o dia de Corpus Christi fosse o ápice de uma proposta, uma filosofia, um estilo de vida em comunidade dignos de elogios e admiração.

       Não tive o prazer de prestigiar a festa no período noturno por motivos profissionais. Porém, tive acesso a estas imagens belíssimas, condizentes com a beleza de uma cidade extremamente bem cuidada e amada pelos seus munícipes. Parabéns a todos os Piquerobienses por deixarem a cidade com o aspecto de uma pequena joia lapidada, bem como executaram uma festa tão linda!


* O Eldoradense

8 de jun. de 2023

Facebike de Corpus Christi - Som de Renê & Ronaldo: "Tocando em frente"

  E o Facebike hoje foi conferir a festa de Corpus Christi em Piquerobi. Veja as imagens ao som de Renê & Ronaldo, com a música "Tocando em frente"...

* O Eldoradense

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...