4 de mar. de 2023

Comentário: "Afasta de nós este cálice!"

 




   Causou repercussão, indignação e polêmicas a notícia de que três empresas produtoras de vinhos e derivados da uva produzem seus produtos à base de mão de obra análoga à escravidão. Surpresa? Nem tanto. Brasil afora pipocam notícias de carvoarias, destilarias de álcool, fábricas de costura clandestinas e tantos outros setores produtivos que exploram seus trabalhadores além do limite tolerável da mais valia, aproximando-os das antigas senzalas, dos cativeiros e da indignidade.

     Salton, Garibaldi e Aurora são as marcas expostas à vergonha. Todas as três empresas repassam a culpa às suas terceirizadas, que por sua vez, negam a prática, bem como a indenização pedida pelo Ministério Público do Trabalho aos trabalhadores. É bom deixar claro que empresas que terceirizam seus trabalhos têm como obrigação mínima fiscalizar como e em quais cirucunstâncias os mesmos estão sendo realizados.

        Para piorar, um vereador totalmente sem noção - para não dizer outros "adjetivos" - de Caxias do Sul praticamente transformou as vítimas em vilões, dizendo que os trabalhadores de origem baiana envolvidos no caso não merecem tais "oportunidades" e que as mesmas deveriam ser dadas à mão de obra argentina, pois os vizinhos portenhos são mais "limpos e disciplinados". Xenófobo, extremista e ridículo, tal qual a mentalidade que tem imperado em nosso país ao longo de séculos e que ganhou simpatia aflorada e representatividade política no último quadriênio.

     Uma das vinícolas produziam a maior parte da bebida servida nas eucaristias da igreja católica. Sim, neste caso, o simbólico "Sangue de Jesus" bebido por nossos sacerdores continha muito sangue de escravidão contemporânea. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil já se posicionou e cancelou a aquisição do produto. É o mínimo, diga-se de passagem.

     Particularmente, ao comprar suco de uva - pois muito raramente bebo vinho - procurarei afastar-me do cálice das três marcas envolvidas nesta questão. Quando ao vereador de Caxias do Sul, bem como aos simpatizantes do discurso do ódio e xenófobo... CALEM-SE!

* O Eldoradense 

     

2 comentários:

  1. Anônimo14:37

    Triste tempos estamos vivendo.... Fruto do ódio, suor e sangue de inocentes🥲

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:53

    Há um bom tempo compro o Aurora, mas a partir dessa denuncia vou mudar de marca. É inadmissível uma situação com essa...

    ResponderExcluir

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...