12 de fev. de 2021

Livro: "O enigma da televisão" - de Marcos Rey

 



     De uma hora para outra, alguns profissionais da TV Mundial começam a ser assassinados, causando pânico na emissora e no meio artístico. A principal suspeita recai sobre a Liga das Sentinelas, um bando de senhoras moralistas que se ofendem até mesmo com os beijos prolongados das novelas. Porém, também há uma fogueira de vaidades entre os atores que justificariam os crimes. Enfim, a trama misteriosa escrita por Marcos Rey vai sendo solucionada aos poucos, e somente nas últimas páginas é que o "Enigma da Televisão" é desvendado...

     A propósito, "Marcos Rey" é o pseudônimo do escritor já falecido Edmundo Nonato, que também escreveu para a Série Vagalume "O Mistério do cinco estrelas", "O rapto do garoto de ouro"e "O diabo no porta malas", dentre outros. O escritor é bom, mas eu acho tão cafona esse negócio de escreve sob pseudônimo! 😅😅😅😅😅


* O Eldoradense

11 de fev. de 2021

Alfinetada: "Troca do nome do Morro do diabo"

  E o Governo do Estado de São Paulo está cogitando mudar o nome do Morro do diabo...

    


    ... E eu jurava que o João Dória queria tirar o diabo lá do Planalto, não do morro!!!

* O Eldoradense

3 de fev. de 2021

Dica de filme: "A ilha das Rosas" - Netflix

     



         Itália, fim dos anos 60: Um engenheiro recém-formado e seus amigos resolvem construir, numa plataforma marítima, além dos limites náuticos italianos, uma plataforma de 400 m ², onde seria fundado um estado independente, cujos ideais estariam pautados na liberdade tão sonhada pela juventude da época mundo afora.

        A ilha de metal e concreto batizada de "Ilha das Rosas", em homenagem ao engenheiro Giorgio Rosa ganha fama internacional, sendo parada para muitos visitantes, que reivindicam a cidadania do novo país, inclusive passaportes.

        É claro que o projeto ousado, Utópico e megalomaníaco provoca a ira das autoridades italianas, que posteriormente, reagem mediante à insubordinação. A história parece louca? Pois bem, aí é que vem a melhor parte: Ela é baseada em fatos reais e está no menu cinematográfico da Netflix. Uma surpresa muito agradável, assisti por acaso e gostei muito, pois o misto de comédia e drama implícitos na obra dão a receita ideal para o sucesso do filme. Assistam, eu recomendo!


* O Eldoradense

Livro: "Agitação à beira mar" - de Leusa Araújo

 





    Seguindo a minha maratona de leitura infanto-juvenil da Série Vaga-lume, conclui "Agitação à beira-mar", de autoria da jornalista e escritora Leusa Araújo.

      Laurita é filha de um juiz que acaba de ser transferido para a pequena cidade litorânea de Mandira, que enfrenta litígios a respeito da posse de terras entre a comunidade caiçara e o suposto dono delas, um rico empresário desconhecido da população local, que tem como capataz o temido e violento Tião Brugreiro, assassinado posteriormente de forma misteriosa.

       E é depois do assassinato que a história ganha contornos surpreendentes, pois Laurita, seu primo Rui e amigos se empenham em desvendar todos os mistérios que originaram o litígio das terras na pequena Mandira.

        História bacana, de fácil leitura, agradável e envolvente, típica da Série Vaga Lume.


* O Eldoradense     

1 de fev. de 2021

Comentário: "Sobre a conquista do Palmeiras"

 



         Cá estou escrevendo sobre a final de sábado, onde o Palmeiras sagrou-se bicampeão das Américas, batendo o meu Santos pela contagem mínima nos acréscimos do tempo normal. Derrota indigesta, daquelas que ficam entaladas na garganta, mas que fazem parte do universo futebolístico. Jogo truncado, amarrado, feio tecnicamente, partida de xadrez, onde os adversários se preocuparam mais em "não errar" do que acertar. Mas isso não tira os méritos do verdão, que levantou a Taça Libertadores da América com justiça.

     É fato que enquanto torcedor santista, gostaria muito de ver o alvinegro praiano comemorando o tetracampeonato. Não deu! Justiça seja feita, o peixe, caso fosse campeão, alcançaria o triunfo num daqueles milagres que só o futebol pode explicar: em meio às dificuldades financeiras, impeachment do presidente, salários atrasados, o título só viria através de muita determinação, superação e um bocado de sorte. O Santos chegou muito longe, mediante às adversidades e dificuldades enfrentadas pelo clube. 

      Já o Palmeiras, fez justamente o contrário: Se organizou e teve um excelente planejamento extracampo, que culminou na conquista dentro das quatro linhas. Creio eu que brincadeiras à parte, o torcedor palmeirense tem consciência de que o Santos valorizou bastante a conquista alviverde.

       Agora o verdão vai ao Catar tentar a conquista que lhe falta: O Mundial interclubes da FIFA. Tarefa árdua, difícil, levando-se em consideração o abismo financeiro, estrutural e técnico que existe entre as equipes sul-americanas e europeias. Mas o Palmeiras é o Palmeiras, e não duvidem se o verdão voltar do Oriente Médio com mais esta conquista! Novamente, sinceros parabéns a todos os meus amigos Palmeirenses. Vocês mereceram a Libertadores 2020, por mais difícil que seja admitir e escrever este texto....


* O Eldoradense

Livro: "Pega ladrão"

 


      Ah, a boa e velha série Vaga lume! Quem não se lembra dela? Há poucos dias, me deparei com um colecionador destes romances que lembram tanto a adolescência. O amigo Leandro Ferreira acabou me emprestando este exemplar, intitulado "Pega ladrão", escrito por Luiz Galdino.

      O protagonista Zeca consegue o seu primeiro emprego desempenhando a função de office-boy em uma agência de publicidade. Porém, uma série de roubos acontece em seu lugar de trabalho, deixando todos sob suspeita, causando desconfianças e situações constrangedoras. E a partir daí, ele resolve tentar investigar os furtos por contra própria, tento a história um desfecho surpreendente.

             Narrativa simples, de fácil entendimento, como todos os livros da série, que propõem fomentar a leitura do público infanto-juvenil. Ah, quanto saudosismo contido nestas páginas! Obrigado, amigo Leandro! Abraços! Aliás, já estou lendo outro livro da série, rsrsr


* O Eldoradense   

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...