22 de mai. de 2018

"Carga pesada"

   Ontem os caminhoneiros fizeram paralisações nas principais rodovias do país. Reivindicaram, com muita razão, que o governo federal reconsiderasse os reajustes nos preços do diesel praticados nas bombas dos postos de combustíveis. A política de reajustes, após os rombos e escândalos na PETROBRAS, é norteada através da oscilação dos preços do petróleo no mercado internacional. Portanto, ultimamente, é um reajuste seguido de outro, e na maioria dos casos, a oscilação é para cima.

   Consequentemente, a execução dos trabalhos desta importante categoria profissional fica quase inviável. Se este país optou equivocadamente por transportar suas riquezas através dos caminhões em detrimento aos trens e barcos, que  os governantes oferecessem um mínimo de condições para que os caminhoneiros não fiquem tão onerados com a "carga pesada" imposta covardemente a eles através do preço do diesel. A população que presenciou congestionamentos quilométricos nas rodovias deve apoiá-los, pois somos diretamente afetados com os repasses no preço final dos produtos e mercadorias consumidos. É uma questão de conscientização, de coletividade, de entender que o momento que atravessamos não permite que olhemos somente para os  nossos próprios umbigos.

     Todos nós estamos pagando por erros que, efetivamente, não são nossos. E os caminhoneiros, neste contexto, são as primeiras e principais vítimas. Trafegar por estradas precárias pagando por pedágios abusivos e combustível caro fazem com que a profissão beire a impraticabilidade, e não há outro caminho a ser seguido a não ser o do protesto, da reivindicação, da manifestação. Levemos em conta também o custeio da manutenção da ferramenta de trabalho e da depreciação do bem. E aí, congestionamentos e buzinaços tornam-se ainda mais justificáveis. 

    Já passou da hora da sociedade seguir o exemplo dos caminhoneiros e fazer uma manifestação geral em protesto aos mandos e desmandos de uma classe política que nos rouba, oprime, e por fim, zomba. Enfim, já passou da hora de tentarmos amenizar esta "carga pesada" que carregamos nas costas, mantendo privilégios de uma minoria inescrupulosa e irresponsável. Quanto aos caminhoneiros, parabéns! Eles deram mais uma vez, um exemplo de cidadania e união.  * Para visualizar a imagem abaixo em tamanho original, clique sobre a mesma.



* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...