23 de jun. de 2026

A conversa chegou na Copa: "Pelé ou Messi?"

 


 

 "Só sei que nada sei" - Sócrates


 Eu não me lembro exatamente o ano, mas durante o início da carreira futebolística de Messi, escrevi um texto dizendo que o argentino poderia alcançar a hegemonia de Pelé no futebol. Lembro-me que os comentários foram, em sua maioria, discordantes.

   Mais de uma década depois, o craque hermano conquistou sua primeira copa, está jogando seu sexto mundial e se tornou o maior artilheiro da história da competição, alcançando 18 gols. E vejam bem: Atualmente eu tenho a sincera humildade em admitir que não tenho um posicionamento firmado sobre quem é o maior jogador de futebol de todos os tempos.

      Penso que há alguns anos, o debate ainda soava como heresia, hoje, não mais. Ex-jogadores brasileiros e torcedores conterrâneos que viram os dois jogarem, em sua maioria, citam a superioridade do homem que eternizou a camisa número 10.

      Li muito sobre Pelé, ouvi muito sobre o Rei, devorei tudo o que fosse possível de material audiovisual a respeito. Mas sei que não é o suficiente, e quem viu Pelé e Messi jogarem certamente tem uma opinião mais respaldada, com maior autoridade em opinar. 

      Mas às vezes me questiono o quanto tem de passionalidade nas opiniões, o quanto o coração pode estar falando mais alto que a razão nas conclusões a respeito de um debate complicado, levando-se em consideração os desencontros de natureza cronológica e geracional entre ambos os craques. 

      Ronaldo, o Fenômeno, tem a autoridade de um exímio futebolista para discorrer sobre o assunto. E ele disse que na sua opinião, Messi foi o maior. Foi criticado por isso. Sua fala soou quase como um sacrilégio, e sinceramente, não vejo como tal. Sim, eu sei, a fala de Ronaldo tem a desvantagem dos que não viram ambos jogarem, mas... Será que a dúvida é tão descabida assim?

    A única certeza que tenho é que ambos foram brilhantes, e só os dois estão no protagonismo da discussão, nenhum outro. Ambos levaram as carreiras à sério, e não foram apenas jogadores, mas também atletas. A discussão está em pauta, e ela é pertinente, deixando de ser algo impensável, como em tempos atrás. 

     Enquanto santista e brasileiro, tinha tudo para sustentar de forma quase intocável, a condição hegemônica de Pelé. E reitero: A única certeza que tenho, atualmente, quanto ao assunto, é a convicção da dúvida... "Só sei que nada sei!"


* O Eldoradense


20 de jun. de 2026

A conversa chegou na Copa: "O campeão voltou!"

   


    E ontem, na terra de Rock Balboa, também conhecida como Filadelfia, a seleção brasileira venceu, por 3x0, os caribenhos do Haiti. Venceu com propriedade, como precisava ser, assumindo a liderança do grupo, que até então, estava nas mãos dos marroquinos, que haviam vencido os escoceses, minutos antes, pela contagem mínima. 

  A seleção brasileira assume o topo do grupo beneficiada pelo critério de desempate, o saldo de gols, e fechará a primeira fase contra a Escócia, que, mesmo perdendo, deu trabalho para a seleção do Marrocos. Portanto, na última rodada, a seleção canarinho tem tudo para encontrar uma certa dificuldade. Dificuldade esta que não aconteceu contra o Haiti. O Brasil "passeou" no primeiro tempo, talvez mais pela fragilidade do adversário do que propriamente pela suas próprias virtudes. Matheus Cunha deu um recado convincente à Ancelotti na busca pela titularidade e Vini Jr. tem feito uma excelente Copa, obrigado. Sinceramente, eu achei que seria sofrido novamente, o que, felizmente, não aconteceu.

      No segundo tempo houve mais alterações na equipe e o futebol dos canarinhos ficou menos vistoso. Há quem se decepcionou por isso, mas ficou nítido que a seleção brazuca tirou o pé, se poupando para o embate final da primeira fase na próxima quarta-feira.

      Se na primeira rodada a apatia e desconfiança tomaram conta da torcida brasileira, é fato que na segunda rodada o otimismo reacendeu entre os mais eufóricos. Tal qual Rock Balboa na escadaria do museu da Filadélfia, a seleção atingiu sua própria superação, mostrando que o campeão voltou, e não foi à lona, como muitos poderiam ter pensado. Porém, é fato que ainda faltam muitas lutas para a conquista máxima. Enfim, se o Brasil vai ser campeão, é outra história, mas que o campeão voltou, voltou!!


* O Eldoradense

17 de jun. de 2026

A conversa chegou na Copa: "França e Argentina dividindo o protagonismo"

  





  Quase finalizando a primeira rodada da fase de grupos na Copa e praticamente todos os campeões mundiais já estrearam, salvo os inventores do esporte bretão, a Inglaterra, que enfrentará a sempre difícil seleção croata. É prematuro analisar antecipadamente, mas o futebol inglês nunca me empolgou: Entram sempre como um dos favoritos e raramente correspondem. Portanto, ainda que vençam, creio que dificilmente os ingleses superem franceses e argentinos no desempenho futebolístico da primeira rodada.

  Levando-se em consideração o seleto grupo de campeões mundiais, eu não deveria desprezar os alemães, que, além de serem tetracampeões, aplicaram outro sonoro 7x1. Mas convenhamos: Não sei se golear Curaçao serve de parâmetro qualitativo e prenúncio de favoritismo.

     E é nas finalistas da última Copa que os holofotes do bom futebol parecem ter seu foco: A França de Mbappé e a Argentina de Messi foram convincentes em campo, com direito ao protagonismo dos seus grandes craques. Azar dos africanos de Senegal e Argélia. 

        É fato que os Les bleus, no primeiro tempo contra o Senegal, não agradaram. Até houve uma expectativa de que talvez os senegaleses pudessem aplicar uma zebra. Mas no segundo tempo, os franceses viraram a chave de voltagem e colocaram a suposta zebra para correr. Abriram um convincente dois a zero, tomaram um gol nos acréscimos e Mbappé ampliou com a propriedade dos craques que chamam para si a responsabilidade. A atual vice-campeã mundial é claramente uma das grandes favoritas ao título. Nova Jersey foi testemunha. 

      Mais tarde, em Kansas, a Argentina precisava dar uma resposta à altura dos franceses. E particularmente, na minha modesta opinião, fez mais que isso: Os portenhos trituraram a seleção da Argélia, aplicando um sonoro e inquestionável 3x0, com direito a hat-trick de Messi, que igualou-se ao alemão Klose na artilharia histórica de todas as Copas, com 16 gols. Ofuscou também Mbappé, que havia feito dois, poucas horas antes.

       Os argentinos mais uma vez lavaram a alma do futebol sul- americano, que até então, não havia vencido neste mundial. Carimbaram o favoritismo com propriedade e belíssima apresentação, dividindo, ao meu ver, o protagonismo junto aos franceses, porém, com uma ligeira vantagem.

        É cedo cravar qualquer prognóstico, pois até o caminho da finalíssima, muita coisa pode acontecer. Mas seguindo os mais prováveis cruzamentos de grupos, argentinos e franceses só duelariam numa final, reeditando Catar 2022, quando fizeram aquela que foi a maior decisão da história das Copas. Ainda é a primeira rodada, e até a final em Nova Jersey, muita água vai rolar por baixo da ponte do Rio Hudson. Porém, tanto os bleus quanto os albicelestes mostraram que não estão para brincadeira!


* O Eldoradense

15 de jun. de 2026

A conversa chegou na Copa: "Um a um contra o Marrocos"

  



   Brasil 1x1 Marrocos. A estreia brasileira na Copa 2026 limitou-se a um empate com a contagem mínima de gols diante de uma seleção africana cujo futebol evoluiu muito nas últimas décadas. Há de se levar em consideração que os marroquinos ficaram na quarta colocação na última Copa, em 2022, no Catar, bem como sagraram-se campeões no último Mundial sub-20, realizado no Chile. Não bastassem os recentes êxitos, o país será uma das sedes da próxima Copa do Mundo, em 2030, ao lado de Portugal e Espanha. 

   Mas a escalada marroquina, ao meu ver, teve seu passo inicial no Mundial de Clubes da Fifa, em 2013, quando o Raja Casablanca eliminou o Atlético Mineiro nas semifinais e sucumbiu diante do tradicional Bayern de Munique na finalíssima, ficando com o vice-campeonato.

     Aos olhos do torcedor mais alienado, empatar com o Marrocos na estreia pode ser decepcionante, levando-se em conta o resultado. Mas, como citado nos parágrafos acima, os marroquinos tinham tudo para ser "páreo duro", como realmente foram. O resultado, em si, até que não foi dos piores,  mesmo porque no último jogo entre ambas as seleções, em Tânger, no Marrocos, os donos da casa venceram por 2x1, em 2023. 

    O problema, logo, não foi o empate, e sim como ele aconteceu: a seleção brasileira mostrou muita limitação técnica, desorganização, desentrosamento, apatia. Ficou longe de empolgar o torcedor, salvo em dois momentos:  O primeiro em que Vini Jr tirou um canarinho da gaiola e igualou o placar, aos 31 minutos da etapa inicial. O segundo foi num voleio de Paquetá, que quase culminou numa virada brazuca. 

    Fora isso, foram inúmeros erros de passes, ligações diretas, pouca criatividade e alguns sustos, como na defesa em dois tempos do goleiro Alisson, nos minutos finais da partida.

      Com isso, a seleção brasileira soma um ponto, ficando na terceira colocação do grupo C na Copa. Certamente se classificará para a fase eliminatória, porque o regulamento permite que os oito melhores terceiros colocados avancem. O problema é depois: Com tamanha limitação técnica e tática, é bem difícil acreditar no hexacampeonato, quiçá numa campanha digna. Para isso, seria necessário retirar um bando de canarinhos da gaiola. E Carlo Ancelotti é um bom técnico, mas está longe de ser mágico. 

    Dito isso, finalizo o texto já adiantando que outros virão durante a competição: Pois se a conversa não chegou na cozinha, ao menos chegou na Copa!

* O Eldoradense   

9 de jun. de 2026

Imagens aéreas do último feriado de Corpus Christi, em Piquerobi

  E na tarde do feriado de Corpus Christi, em Piquerobi, realizei algumas imagens aéreas com o Mini 3 Pro. Festa religiosa bonita e tradicional do município vizinho que costuma receber, nesta data, muitos visitantes. Confira...


* O Eldoradense

3 de jun. de 2026

Comentário: "Brasil 70 - A saga do tri", da Netflix...

 



   No momento em que escrevo este texto, faltam dez dias para a estreia da seleção brasileira diante do Marrocos, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Levando-se em consideração que o maior evento futebolístico do planeta será realizado em três países, e que, em dois deles a seleção nacional sagrou-se campeã (México 70 e EUA 94), o cenário teria tudo para ser de otimismo. Mas não. Qualquer torcedor mais sóbrio percebe que a seleção não está no nível das principais potências futebolísticas, quiçá do adversário da primeira partida, o Marrocos, para qual perdeu um amistoso há três anos pelo placar de 1x2. 

   Não que seja um time ruim. Mas é um time que carece de craques que desequilibram, fator que conta muito a favor para se vencer uma competição dificílima. Para o torcedor que está apático e desconfiado, é necessário uma espécie de energético, um doping de otimismo,  e eu acho que encontrei o tal entorpecente necessário para ao menos, sonhar acordado com o hexa: A série da Netflix "Brasil 70 - A saga do Tri"

      De antemão, qualquer crítico diria que por se tratar de uma ficção que mexe com a memória afetiva do telespectador, a obra nem precisa de tanto esmero para ser um sucesso, pois a mesma já tende a obter êxito por tratar daquela que provavelmente tenha sido a maior conquista do esporte brasileiro em todos os tempos.

    Porém, a série é mais que isso, ainda que não seja perfeita: As interpretações de Rodrigo Santoro (João Saldanha) e Bruno Mazzeo (Zagallo) são impactantes, e até mesmo o ator que interpretou Pelé (Lucas Agrícola) é surpreendente. Marcelo Adnet interpreta Eusébio, um narrador de futebol que divide a cabine de transmissão com Saldanha, o comentarista. A série também explora o contexto histórico e político da época, o auge da ditadura militar durante o governo Médici, que tentava, a todo custo, usar a seleção brasileira como veículo de propagação do regime no intuito de alienar a população.

     Mas o que mais impressiona, ao meu ver, é a fotografia: As imagens dos estádios onde se passam os jogos, contando já com o recurso da inteligência artificial, reproduzindo a atmosfera dos torcedores nas arquibancadas, são bem convincentes. E o que é mais difícil de tudo: Reproduzir de forma fidedigna as jogadas e dribles dos jogos imortalizados por uma seleção vencedora. Os produtores audiovisuais da série foram incrivelmente exitosos neste sentido.

     Por motivos óbvios, me emocionei ao assistir à série. É como se eu matasse saudades de algo que não vivi, pois sou nascido em 1977. É como se a série tivesse me dado o privilégio de ser uma das testemunhas daquela que o mundo considera a maior e melhor seleção de todos os tempos.

       Durante a semifinal contra o Uruguai, Zagallo, em uma cena emblemática, faz uma preleção enérgica no vestiário durante o intervalo, motivando os jogares brasileiros rumo à vitória. Se a série não me trouxe o otimismo enquanto torcedor, ao menos retomou a consciência de que, independente de prognósticos provavelmente desfavoráveis, é quase que obrigatório torcer, tentar enviar energia positiva e quem sabe, fazer o improvável acontecer. Afinal, torcedor sem fé não é torcedor: É espectador, é testemunha!

* O Eldoradense

28 de mai. de 2026

Comentário: "Romeu e Ronaldo?"

 



"Com destino a Goiás, deixei Minas Gerais"...

 A primeira versão da música "Boiadeiro errante" foi gravada em 1959 pela dupla Liu e Léu. A música é um clássico do cancioneiro sertanejo raiz do Brasil, e talvez tenha se tornado ainda mais imortalizada na voz de Sérgio Reis. Na letra, a vida de um boiadeiro desgostoso que anda pelas estradas rurais do país, sendo que no principal refrão da música são citados dois importantes Estados da Federação brasileira: Minas Gerais e Goiás.

  Ambos Estados que recentemente foram chefiados por dois presidenciáveis que ontem ensaiaram uma possível fusão de suas candidaturas numa única chapa: Romeu Zema encabeçando a mesma e Ronaldo Caiado de vice. Minas é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, com uma riqueza histórica e cultural gigantescos, industrializado na região do Triângulo mineiro e com grande potencial do agronegócio no interior. Goiás, por sua vez, situado no coração do país, tem uma população bem menor, mas sua relevância econômica vem ganhando pujança por conta da economia agroexportadora e também da agroindústria.

   Aliados do PSD e do Novo dizem que a possível chapa é improvável. Mas mediante as denúncias de uma suposta ligação de Flávio Bolsonaro com o "irmãozão" Vorcaro, a dupla parece estar aos poucos querendo se desgarrar do Bolsonarismo raiz. 

       Não seria uma tarefa fácil, levando-se em consideração que o país parece viver mesmo uma polarização cuja dissolução parece inimaginável, mas não deixa de ser uma alternativa para o eleitor destro menos extremista, mais preocupado com a pauta do liberalismo econômico do que com a pauta dos costumes e do conservadorismo.

     Ao meu ver, a dupla Romeu e Ronaldo dificilmente vai adquirir capital político para sequer incomodar Lula e Flávio em 2026. Mas para 2030, poderia se apresentar como alternativa mais consolidada, independente de vitória do Lulopetismo ou do Bolsonarismo neste ano. Enquanto eleitor do espectro esquerdista, eles não teriam meu voto, mas numa hipotética disputa entre a centro direita e o Bolsonarismo, prefiro um pão de queijo recheado com pequi ao licor de detergente.

    Romeu e Ronaldo podem sim protagonizar uma aliança envolvendo Minas e Goiás, sem necessariamente ter que tocar a boiada, tal qual um boiadeiro errante, se é que me entendem...


* O Eldoradense

26 de mai. de 2026

Fotografias aéreas: Futura creche e AME, no prolongamento da Avenida D Pedro ll

     Em Presidente Venceslau está em andamento duas importantes obras realizadas pelo Poder Público no prolongamento da Avenida D Pedro ll: A primeira é uma creche municipal, e a segunda o AME (Ambulatório Médico Estadual). Os trabalhos estão sendo feitos a todo o vapor e o Mini 3 Pro fez a captação das imagens aéreas das mesmas. Confira...


 


Imagem aérea da futura creche municipal no prolongamento da Av. D Pedro ll




Imagem aérea das obras do AME (Ambulatório médico de especialidades), também no prolongamento da Av. D Pedro ll


* O Eldoradense

25 de mai. de 2026

Comentário: "Sobre o portal na entrada de Presidente Venceslau"

 





O ano era 2014. Eu havia postado no meu blog fotos de uma viagem que fiz ao litoral sul de São Paulo, mais precisamente no Vale do Ribeira, quando fiquei hospedado em Ilha Comprida, mas também visitei Cananeia. Nos comentários da postagem, um leitor — atualmente vereador — sugeriu que houvesse, em Presidente Venceslau, uma espécie de concurso cultural para viabilizar a construção de um portal na entrada de nossa cidade, semelhante ao que havia em Cananeia.


Para quem não sabe ou não conhece, Cananeia é tida como um dos primeiros povoados brasileiros, possui uma história riquíssima e, exatamente por isso, preserva muito de sua cultura colonial e do seu povo caiçara. O portal possui uma arquitetura em estilo colonial, lembrando as casas do centro histórico da cidade, e é feito em uma estrutura mista de concreto revestido em pedras, tendo sobre ele uma nau portuguesa — caravela — além da inscrição: "Cananeia, cidade ilustre do Brasil".


Pois bem: em 2026, Presidente Venceslau comemora o seu primeiro centenário de emancipação político-administrativa. Data única, que obviamente requer comemorações e eventos especiais. Dentre as intenções da atual administração está a construção de um portal, orçado em 450 mil reais, na entrada da cidade, inspirado na histórica torre do casarão da família de um dos fundadores do município. As imagens produzidas através de inteligência artificial preveem uma torre de cada lado da avenida, sendo que elas estão interligadas por um arco superior com a seguinte inscrição: "Presidente Venceslau, bem-vindo".


Ao meu ver, esteticamente bonito, receptivo e em consonância com a história da cidade. Oportuno, eu diria, mediante o fato de vivenciarmos o ano do centenário da nossa emancipação político-administrativa. Porém, como vivemos em uma comunidade de aproximadamente 35.000 habitantes, é óbvio que a construção do portal levanta polêmicas e questionamentos. Muitos alegam outras prioridades, dizendo que o valor destinado ao monumento poderia atender a demandas mais importantes, como a recuperação de vias públicas, por exemplo. Compreendo a ressalva, mas, particularmente, creio que uma coisa não anula a outra. E digo isso com muito conforto, pois a opinião independe de voto ou preferências políticas: Ela está restrita à possível construção do novo portal, e ponto.


Além de agregar beleza cênica a uma das entradas da cidade, o monumento reforçaria a identidade cultural local, fazendo uma alusão àquele que talvez seja o principal cartão-postal do nosso município: a torre do casarão de um dos fundadores.


A minha grande ressalva particular está na localização: ainda que previsto para a entrada do trevo principal, por onde a maioria dos visitantes adentra a cidade e, portanto, possui mais visibilidade, creio que a construção do monumento naquela localidade traga um "excesso de informação visual". Ali já existem o letreiro com o nome da cidade, um coração vermelho e o monumento religioso do Cristo Misericordioso.


Como cidadão, penso que o portal teria um protagonismo cênico maior em outras entradas secundárias da cidade: no trevo do prolongamento da Avenida Carlos Platzeck, junto à pista de caminhadas, ou até mesmo no trevo de acesso à Rodovia Integração que, por ser uma via de menor fluxo, talvez mereça mais atenção da administração pública, inclusive quanto à iluminação do local.


Mas, enfim, esta é uma opinião bem particular em meio a outras 35 mil, aproximadamente. O debate quanto à possível construção do portal é sadio e democrático, e creio que todos os que são a favor ou contrários à obra, embora divergentes, tenham um único objetivo: à sua maneira, cada habitante, cada cidadão, quer o melhor para a comunidade. E a minha opinião está exposta neste artigo.

* O Eldoradense



18 de mai. de 2026

"A melhor seleção brasileira de todos os tempos"

  Falta menos de um mês para a estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo, em jogo diante do Marrocos.  Para ser sincero, eu nunca estive tão pessimista quanto às expectativas de desempenho da seleção canarinho. Historicamente, existe a máxima de que quando a seleção brasileira vai desacreditada para uma Copa, surpreende. Desta vez, acho bem difícil, e eu me lembro de uma frase clássica do escritor que usava o pseudônimo "Barão de Itararé": "De onde menos se espera, daí é que não sai nada".

    Porém, em nome da história da seleção que mais venceu Copas do Mundo, resolvi criar, através da IA, aquela que considero a melhor formação da seleção brasileira, com os melhores de cada posição, ultrapassando as barreiras do tempo e também da morte. São onze titulares, no esquema de 4-3-3 mais o técnico. Confira a convocação em formato de desenho animado... Pra frente, Brasil! 



* O Eldoradense

26 de abr. de 2026

O Poema "Trem fantasma" transformado em música e clipe pela IA

   Há alguns dias, escrevi os versos do poema "Trem Fantasma", que falam sobre a história do início do povoamento de Presidente Venceslau através do olhar dos indígenas que aqui moravam. Poucos dias depois, com ajuda da Inteligência Artificial, consegui transformar os versos em melodia e clipe. Confiram...


* O Eldoradense


22 de abr. de 2026

 


  Nossa querida Presidente Venceslau irá completar, neste ano, um século de emancipação político-administrativa. Certamente muitos festejos ocorrerão em nossa cidade, pois a ocasião requer mesmo tais comemorações. Porém, será que alguém se imaginou no lugar dos índios Coroados que aqui viveram em meio ao Perobal que dominava a cena por estas paragens? Será que alguém se colocou no lugar daquele que foi dizimado e, posteriormente, relegado às vagas lembranças de nossa comunidade atual? É por isso que escrevi os versos intitulados "Trem fantasma", onde há uma viagem no tempo numa locomotiva sombria e impetuosa, onde um indígena narra a sua versão dos fatos. Confira...





"Trem fantasma"


Certa noite sonhei,

Sendo Índio Coroados;

No tempo, viajei...

Mais de cem anos passados!


Na vastidão do Perobal,

Perdi minhas terras;

A flecha deixou de ser fatal,

Passou a perder guerras


Os gigantes de madeira,

Caindo agonizantes;

Chacina verdadeira,

Feita pelos bandeirantes


Árvores virando casas,

Ocas sofisticadas;

Matas em brasas...

Nossas tribos dizimadas!


E assim deu-se a conquista,

Impulsionada pelo trem;

Os índios perderam-se de vista...

Não restou  quase ninguém!


Ouvi o som da fanfarra,

Do desfile cívico;

Comemorando em algazarra,

Em tom quase cínico...


"Minha Presidente Venceslau,

Progredir é sua meta,"

Confesso que me senti mal;

Incomodado pela festa...


Acordei na atualidade,

Com a feição pasma;

E vi que na realidade;

Viajei num trem fantasma!


* O Eldoradense

19 de mar. de 2026

Comentário: Érika Hilton e a legitimidade do cargo

  



 Voltando a escrever depois de algum tempo. Temas para isso não faltam, mas está faltando tempo e alguns dos muitos assuntos em pauta ainda estão inconclusivos, aguardando investigações e possíveis delações. Prefiro escrever sobre assuntos que já tiveram suas definições, para minimizar os riscos de equívocos de avaliação.

   E falando sobre opinião e avaliação, andei lendo sobre a eleição de Érika Hilton para a Presidência da Comissão dos direitos da mulher na Câmara Federal. Sobre isso, existem dois campos: O opinativo e o legal. Sobre o opinativo, ele é amparado no direito de liberdade de expressão, e o que é legal, é legitimado através da Constituição Federal. 

     Enfim, neste caso específico, o sujeito pode achar que a Comissão dos direitos das Mulheres só pode ser exercida por uma "mulher biológica", isso é opinião, tá valendo, desde que não seja ofensivo, discriminatório e vexatório, sujeito às punições legais. Já no campo das leis, nada impede que uma mulher trans ou até mesmo um homem assuma tal função, desde que legitimado através do voto dos integrantes da mesma. Sim, nada impede, o gênero não impede, assim como um homem pode exercer o cargo máximo - delegado - Numa delegacia de mulheres. Simples assim.

     E sabem como foi a eleição? Chapa única! Nenhuma "mulher biológica", conservadora que fosse, encabeçou uma chapa de oposição para confrontar ÉriKa Hilton. Na omissão das "conservadoras", que geralmente evitam protagonizar tais comissões para não parecerem "feministas", Érika assumiu a presidência do colegiado. Com as favas contadas, quem se omitiu, tem o direito de querer virar a mesa? Sinceramente, tanto na esfera opinativa, quanto na legal, não!

      Ano que vem, em outra eleição, quem quiser encabeçar uma chapa de mulheres conservadoras para tal função que o faça, é do jogo, a regra é clara, como diria Arnaldo Cézar Coelho. Para este ano, Érika só não exerce o cargo se houver uma pressão interna governista para renunciar diante da polêmica ou do desgaste. Caso contrário, não.

      A propósito: Se um homem hetero, que não menstrua, não ovula e nem dá à luz tivesse ganho este páreo, será que haveria tanto barulho? Sinceramente, acho que não...


* O Eldoradense

11 de mar. de 2026

A "Trend da Rocinha" na versão venceslauense...

Ultimamente, principalmente quem costuma visualizar vídeos com drones,  deve ter se atentado a uma nova "trend", que começou na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Numa laje conhecida como "Porta do céu", turistas sentam numa cadeira, e pilotos de drone fazem o resto: Uma filmagem que começa focando na pessoa sentada, e aos poucos, a aeronave inicia um movimento de "zoom out", onde o drone vai ganhando altura e se movimenta para trás, atingindo um visual panorâmico do lugar. A partir do sucesso da imagem, pessoas de vários lugares do Brasil aderiram à ideia, apresentando as belezas deste país maravilhoso numa perspectiva diferente e criativa. 

    No último domingo, aderi à trend e fiz o vídeo enaltecendo a nossa querida e amada Presidente Venceslau, usando o Mini 3 Pro. Confiram...


* O Eldoradense

5 de mar. de 2026

Voo panorâmico no centro de Presidente Venceslau com o DJI Avata 2

    E ontem à tarde foi dia de fazer um voo treino com o DJI Avata 2 no centro de Presidente Venceslau decolando da praça do Dagão. Voo em FPV com estabilização do horizonte, tornando a imagem mais parecida com os voos tradicionais, com uma estética mais cinematográfica. Confira as imagens ao som da música "Na linha do horizonte", com a banda Azymuth...


* O Eldoradense

Música : "Vil metal"

  Em 2017, escrevi para este blog os versos intitulados "Vil metal". Não era uma crítica ao dinheiro, mas sim, à ganância e a avareza,  um questionamento sobre qual é o deus de todos os povos, na prática, para o ser humano. O "deus" com d minúsculo, que extrapola etnias e religiões, o qual a maioria dos seres humanos dedica sacrifícios de sangue e suor de, no mínimo, oito horas por dia. Confiram a música e o clipe feito por Inteligência artificial...


* O Eldoradense


7 de fev. de 2026

Música: "O boto de Cananeia", transformada em clipe"

   Em 2014, estive em Ilha Comprida/Cananeia, cidades litorâneas na região do Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, divisa com o Paraná. Região de muitas belezas naturais preservadas, com a chance de fazer turismo de contemplação em um lugar que é um verdadeiro santuário natural para avistar várias espécies da fauna marinha, inclusive botos. E foi inspirado neste cenário que, em 2018, eu escrevi os versos "O Boto de Cananeia", musicados pela Inteligência Artificial no ano passado, e recentemente, com produção de clipe; (também pela Inteligência Artificial). Confira o resultado:



* O Eldoradense

5 de fev. de 2026

Mini 3 Pro no Píer da Nova Porto XV

  E no último domingo fui conhecer o Píer da Nova Porto XV, distrito do município de Bataguassu-MS, com direito a um vídeo registrando a beleza do lugar em frente ao restaurante Maré Mansa. O Mini 3 Pro novamente foi o equipamento utilizado para o registro. Confira as imagens...


* O Eldoradense



2 de fev. de 2026

Long Range na Lagoa São Paulo com o Mini 3 Pro

   E neste domingo o Mini 3 Pro fez um voo "Long Range" da Margem da Lagoa São Paulo, no Rio Paraná, até uma das ilhas do local. A distância? 3 quilômetros de adrenalina e uma paisagem de tirar o fôlego... Confira!


* O Eldoradense

22 de jan. de 2026

DJI Avata 2 na Lagoa São Paulo...

 E no último domingo foi dia de aproveitar a beleza natural da Lagoa São Paulo em Presidente Epitácio, e, de quebra, fazer um voo imersivo com direito a narração e usando o DJI Avata 2. Confira!


* O Eldoradense

14 de jan. de 2026

Crônica: "O mundo tá esquisito!"


 Tenho um grande amigo que visito com certa periodicidade e quando o faço, sempre conversamos sobre o cotidiano: Alguns assuntos pessoais, geralmente envolvendo a profissão em comum, futebol, e muita, muita política. O curioso é que em relação ao último item, a política nacional tem ficado de lado, e cada vez mais, falamos sobre a conjuntura internacional. Como não somos jornalistas ou especialistas no assunto, chegamos a uma conclusão simplória, mas ao meu ver, cirúrgica: "O mundo tá esquisito".

    Tá, eu sei que o mundo já começou esquisito e sempre o foi: Independente de Criacionismo ou Evolucionismo, é esquisito. Seja maçã proibida ou Big Bang, algo que começou através de um pecado ou de uma explosão, convenhamos, não pode mesmo se manter em estado harmônico. E quando os pecados se misturam com as explosões, aí a esquisitice ganha contornos exponenciais. E é o que está acontecendo, pois historicamente, Grandes Guerras são precedidas por vários conflitos menores.

      Eu adoraria dizer que eu poderia estar exagerando e que talvez possa parecer sensacionalismo da minha parte, mas, a se considerar que hoje temos três grandes potências mundiais babando por territórios na cobiça imperialista, pode ser que o globo esteja se transformando num grande tabuleiro de WAR. Putin querendo parte da Ucrânia, China ameaçando Taiwan, Estados Unidos invadindo a Venezuela, atacando Síria e já prometendo pegar o Irã na hora do recreio. É, tá meio tenso o negócio. 

       A ONU, criada pós Segunda Guerra Mundial com o intuito de manter a paz através das leis do direito internacional, nunca foi tão avacalhada: Tá parecendo aquela mãe omissa que vê os filhos fazendo arte e não ultrapassa os limites das advertências verbais. "Trump, ai ai ai! Não faz isso, Putin! Xi... não mexe com a irmãzinha menor!"

    É, tá esquisito! Pode ser que as grandes potências imperialistas fatiem o mundo em três partes e venham e se impor de forma econômica, cada qual com suas zonas de influência. Os Estados Unidos dando as cartas nas Américas, a Rússia na Europa Oriental, e a China, em grande parte da Ásia. O problema é a possibilidade do expansionismo gerar conflito de interesses tamanho a ponto de desencadear uma Terceira Grande Guerra Mundial. Como eu disse, pode parecer exagero, mas nunca senti tanto cheiro iminente de pólvora. A ganância é tão tentadora quanto uma maçã proibida, e as explosões do início, também podem marcar o fim...


* O Eldoradense

4 de jan. de 2026

"Sobre a ação norte americana na Venezuela"

      

    


  2026 começou com uma notícia bombástica, no sentido literal e metafórico da palavra: as forças bélicas norte-americanas promoveram uma ação de invasão na Venezuela, capturando o então presidente daquele país, Nicolás Maduro, para ser julgado e, muito provavelmente, condenado em solo estadunidense pela acusação de narcoterrorismo.

   É preciso salientar aqui dois pontos distintos. O primeiro é que Maduro não é boa bisca e que todo ditador, golpista ou até mesmo pretenso autocrata merece o destino do julgamento e da prisão. Fato. A democracia, mesmo com todas as suas imperfeições, é a expressão máxima das vontades e dos anseios de um povo. E o povo venezuelano vinha sendo oprimido e subjugado por Maduro. A miséria e a falta de liberdade imperavam no país, que estava sob o terceiro mandato do presidente, eleito em um pleito marcado por falta de transparência e ausência de reconhecimento por parte de várias lideranças internacionais, inclusive do atual presidente do Brasil. Portanto, trata-se do típico caso do sujeito que lidera um país e acredita ser seu dono e que, no fim das contas, de forma legítima ou não, paga por seus atos.

  O segundo ponto diz respeito à legitimidade da ação, que, ao que tudo indica, não ocorre nem dentro das leis norte-americanas, muito menos dentro das normas do direito internacional. É claro que esperar que os poderes constituídos venezuelanos destituíssem Maduro seria utópico, já que os mesmos estavam aparelhados e corrompidos pelo ditador. Porém, no que se refere às próprias leis norte-americanas, tal ação necessitava de aprovação do Congresso daquele país, o que não houve. Em relação ao direito internacional, é evidente que a ação fere os princípios da soberania nacional e da autonomia.

  Sobre a veracidade da motivação da ação, é preciso aguardar mais um pouco. Maduro foi, de fato, denunciado pelas agências de segurança norte-americanas por supostamente liderar um grande cartel de drogas na Venezuela. E, como o país supostamente envia grandes quantidades de narcóticos para o solo americano, Trump viu-se no direito de comandar tal ação, o que vem sendo amplamente contestado por muitas lideranças nacionais e apoiado por outras.

  Dizer que a ação envolve questões ideológicas é a motivação menos provável. Se assim fosse, Cuba já teria sido tomada pelos norte-americanos, e Trump não teria extinguido a maior parte das sobretaxas impostas recentemente ao Brasil, por exemplo. Outra questão envolve os movimentos pós-ação: o presidente norte-americano cogita que, após a transição liderada pelos Estados Unidos, a Venezuela seja governada pela atual vice-presidente chavista, Delcy Rodríguez. Não só fez isso como descartou a possibilidade de passar o bastão para a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado.

  A outra vertente sobre a ação — e que é a mais provável — é que os Estados Unidos estejam mais interessados no ouro negro (petróleo) venezuelano do que propriamente em coibir o tráfico do ouro branco (cocaína) daquele país. Já foi dito que as petrolíferas norte-americanas assumirão o controle da extração do mineral em solo venezuelano enquanto o governo interino, sob tutela dos Estados Unidos, perdurar.

  Minha opinião a respeito? Trump agiu fora da legalidade, mas isso tende a ficar por isso mesmo, pois há tempos ele vem ignorando quaisquer leis, sejam internas ou externas. Por outro lado, Maduro é merecedor de um destino trágico, pois, como afirmei nos primeiros parágrafos, este é o fim de ditadores, autocratas e pretensos golpistas. Não fará falta alguma, nem deixará qualquer lacuna relevante com sua destituição. Além disso, não é descartada a hipótese de o ditador ser também um narcotraficante internacional.

   A compaixão de Trump pelo povo venezuelano e por sua liberdade é equivalente à de Maduro. A mesquinharia e a ambição pela principal commodity daquele país são o que movem tanto o ditador explícito quanto o defensor camuflado da democracia venezuelana em suas ações.

  Quanto à postura do atual governo brasileiro, creio que deva ser pragmática. O país acabou de solucionar um imbróglio diplomático com os Estados Unidos, e manifestar-se contra a ação norte-americana poderia abrir margem para interpretações de apoio a Maduro, ainda que sejam coisas bem distintas. Vivemos uma era de propagação da desinformação e de guerra de narrativas e, a meu ver, não compensa correr esse risco. Tal pragmatismo seria, em tese, antiético? Sim. Mas, se tanto o líder norte-americano quanto o venezuelano também agiram de forma antiética, para que se expor desnecessariamente? Se a invasão foi ilegal — e de fato o foi —, que os organismos internacionais se manifestem.


        * O Eldoradense      

   

       

A conversa chegou na Copa: "Pelé ou Messi?"

      "Só sei que nada sei" - Sócrates  Eu não me lembro exatamente o ano, mas durante o início da carreira futebolística de Mess...