25 de set. de 2025

Comentário: "Fatos recentes que deram sobrevida à esquerda"

      


    Há alguns dias, postei no Facebook um enunciado de fatores recentes que ao meu ver, deram sobrevida à esquerda no tocante a vislumbrar a reeleição de Lula para 2026. Reeleição esta que mesmo os mais otimistas eleitores esquerdistas via como incerta, haja vista que o atual mandato do Governo Federal sangrava em meio a quedas sucessivas nas pesquisas de opinião a respeito de sua popularidade.

    Mas, como eu disse em texto anterior, se tem um elemento que serve para ressuscitar ou manter acesa a chama do petismo é o Bolsonarismo. Sim, o Bolsonarismo faz com que o Lulopetismo seja retroalimentado, mantendo o esquerdista à esquerda e fazendo com que boa parte dos eleitores de centro ou até mesmo indecisos, façam a conversão para o espectro canhoto da política brasileira. 

      O primeiro elemento citado foi o crime de lesa pátria cometido por Dudu Bolsonaro ao pedir arrego na barra das calças do Trump e está atrelado ao segundo elemento: O tarifaço. A esquerda foi sagaz em elaborar uma narrativa nacionalista acerca do fato, colocando os Bolsonaro como traidores da pátria, incutindo o discurso de que os interesses pessoais sobressaíram sobre o coletivo, o nacional. Estavam errados? Não, pois foi isso mesmo o que aconteceu! Financiadores de campanha de Bolsonaro começaram a amargar prejuízos financeiros com a medida, pois boa parte deles mantinha exportações para os Estados Unidos e se viram vítimas de uma chantagem que fere a soberania nacional.

      O terceiro elemento, obviamente, foi a condenação de Bolsonaro pelo STF no inquérito de tentativa de golpe. Por 4x1, o STF decidiu o que todo mundo sabia, mas que precisava ser oficializado: Bolsonaro liderou sim, uma tentativa de golpe, que culminou nos atos lamentáveis ocorridos em 8 de janeiro. Mais uma vez, só quem acha Bolsonaro inocente, são os Bolsonaristas. Esquerdistas, obviamente, achavam-no culpado, e boa parte dos eleitores de centro e indecisos, tiveram a percepção de que a justiça foi feita de forma imparcial, respeitando o amplo direito de defesa e o princípio do contraditório.

      O quarto e mais recente elemento foi a votação na Câmara da tal "PEC da blindagem" atrelada ao projeto de anistia ampla, geral e irrestrita. Mas que patifaria, hein? Deputados queriam ser julgados apenas com autorização deles mesmos, abrindo espaço para ampliar a sensação de impunidade que existe neste país desde sempre. 

       No último final de semana houve manifestações em várias cidades brasileiras, manifestações estas, diga-se de passagem, organizadas pela sociedade civil, mas que a esquerda, mais uma vez, soube abraçar para si. A boa e amada bandeira brasileira, sequestrada por um grupo político, voltou a ser de todo um país, e o tal projeto de anistia "ampla, geral e irrestrita", se tornará, no máximo, uma revisão das penas criminais, tendo como líder, o deputado Paulinho da Força. Sobre a PEC da blindagem, que nasceu em meio à grande impopularidade, a mesma foi barrada no Senado.

      E ainda há um possível - e eu repito possível -  quinto e futuro elemento: Os desdobramentos de uma provável conversa entre Trump e Lula, depois do breve encontro de ambos os líderes na Assembleia Geral da ONU. Trump elogiou Lula, e disse que rolou uma "química" entre ambos. O Itamarati e até mesmo Lula, obviamente, estão cautelosos quanto à fala. 

      Porém, este é um outro caso em que a esquerda já pode cantar vitória, na minha opinião: Se Lula for maltratado por Trump durante a conversa, reforça o discurso da soberania e do nacionalismo. Por outro lado, se Trump realmente estiver revendo seus conceitos quanto ao Brasil, Lula poderá ser contextualizado como alguém de fato carismático, aberto ao diálogo e bom negociador.

        Como eu disse em várias oportunidades: O Lulopetismo estava praticamente morto até surgir o mandato presidencial de Bolsonaro. E agora, com um governo até então impopular aos olhos da população, Lula respira e já consegue vislumbrar um cenário bem menos desfavorável rumo à reeleição, graças aos sucessivos erros do Bolsonarismo. Aguardemos os próximos capítulos...


* O Eldoradense

       


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Fatos recentes que deram sobrevida à esquerda"

             Há alguns dias, postei no Facebook um enunciado de fatores recentes que ao meu ver, deram sobrevida à esquerda no tocante a vis...