28 de abr. de 2024

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"



    "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras. 

   Inicio este texto com a frase do pensador e escritor francês Théophile Gautier, porque, os parágrafos abaixo, falarão, em primeiro momento, sobre pseudônimo, mas principalmente, em "acaso".

    Quem acompanha este blog e também o "Blog do Toninho", sabe que escrevo sob o pseudônimo de "O Eldoradense" há pelo menos quinze anos. Textos ora contundentes, sarcásticos, irônicos, incisivos, que contrastam com a minha personalidade real, mas que refletem sim, de forma fidedigna, o que penso. É como se "O Eldoradense" fosse dissociado do Nando na forma de "como se expressa", mas não na essência das reflexões.

     E tais textos renderam por várias vezes, alguns debates de ideias, até com gente que visivelmente pensa de forma muito parecida com a minha. Em algumas oportunidades, um outro comentarista do Blog do Toninho, que assina como "O Observador" travou um destes debates comigo. Normal, encaro-os com respeito, desde que isso seja mútuo e pautado em argumentos, não em informações falsas e ofensas. 

      Eis que recentemente, numa postagem da política municipal, um outro comentarista anônimo mandou a seguinte ironia para "O Observador": "Melhor você fazer imagens com seu drone!"

    De início, achei engraçado, e posteriormente cheguei a duas conclusões: Ou o "Observador" é alguém que conheci recentemente - e que também curte o hobby dos drones - ou o leitor anônimo confundiu o referido personagem com "O Eldoradense", este que vos escreve.

      Mandei mensagem para o meu amigo piloto de drones, também simpatizante da esquerda, perguntando se ele era o tal "Observador". Ele achou engraçada a situação, mas negou que que tivesse este alter ego nas mídias digitais. No Blog do Toninho, então, disse ao tal leitor anônimo que provavelmente ele teria confundido os dois personagens comentaristas, mas que por afinidade de ideias, eu gostaria muito de conhecer o tal "Observador".

     Passados dois dias, e eu fui à Farmácia Municipal de Presidente Venceslau. Durante os minutos de espera, um senhor adentrou o local e me saudou com um "boa tarde". Percebo que me observou com olhos de quem iria "puxar conversa", e realmente, assim o fez. Ele me reconheceu como um dos comentaristas do Blog do Toninho, e então, iniciou a resenha por este assunto. Falamos sobre a página virtual que tanto prestigiamos e sobre bicicleta. Tive que interromper o papo, pois havia chegado a minha hora de ser atendido.

     Ao final do atendimento, voltei até ele com a intenção de me despedir e perguntar seu nome. Ele respondeu, se apresentou, e com uma das mãos coladas ao lado da boca, me disse: "Eu sou O Observador!

       Achei a coincidência o máximo, falei sobre a recente confusão do leitor anônimo em relação aos nossos dois personagens e demos algumas risadas a respeito disso. Observei que "O Observador" na realidade é um cara simpático e com personalidade leve, diferente do comentarista contundente e combativo do mundo virtual. Concluí que somos parecidos nisso, também. Prazer em conhecê-lo, "Observador!"

        Enfim, vivi esta situação recentemente e deduzi que ela merecia um registro escrito, em comemoração, terminando o texto com a mesma frase que antecedeu o primeiro parágrafo. 

"O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras" - Théophile Gautier

   * O Eldoradense



              

         

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...