O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira (9) que um submarino não-identificado, mas de "propulsão nuclear", invadiu águas territoriais venezuelanas na terça-feira e depois fugiu.
"Detectamos um submarino em águas venezuelanas, não podemos acusar ninguém, apenas suspeitamos", declarou Chávez ao canal estatal VTV. "Foi perseguido e escapou porque é muito mais rápido que os nossos", acrescentou o presidente venezuelano, comentando que tamanha velocidade indicaria que o submarino possuía propulsão nuclear.
Chávez ressaltou que o governo está investigando o incidente. "Não podemos acusar ninguém porque não temos provas, mas sem dúvida era um submarino", frisou.
O líder venezuelano insinuou que "os impérios se acostumaram a navegar pelo mar do Caribe e a se espalhar por todos os lados. Além disso, usam seus satélites para espionagem", considerou.
Chávez concluiu dizendo que a Venezuela não cairá "em provocações, nem internas nem externas" e continuará "transformando o país em paz".
O governo venezuelano vem trabalhando nos últimos anos na modernização de suas Forças Armadas por meio da compra de armamentos e veículos militares. Em 2005, a Venezuela comprou da Espanha quatro navios de patrulha para reforçar sua segurança marítima.
Desde então, o país adquiriu da Rússia aviões Sukhoi, helicópteros de combate, fuzis, tanques T-72 e um número incerto de mísseis de defesa antiaérea S-300, em um investimento total de mais de US$ 6 bilhões. Fonte: Folha.com * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário