25 de ago. de 2025

Comentário: "Presidente Epitácio rumo à prosperidade? Tomara que sim!

    


 No meio da última semana, li, com muita empolgação, que Presidente Epitácio irá receber um mega investimento no setor de hotelaria. Trata-se da construção de um grande resort, com estrutura sofisticada, à altura do real potencial turístico da cidade, que, ao meu ver, deveria ser melhor explorado.

   Digo isso porque a beleza cênica do município é impressionante, e muito disso se deve à hidrografia do lugar, que tem no Rio Paraná seu protagonista, mas conta também com seus afluentes propícios para a pesca, como os Rios Santo Anastácio, a foz do Caiuazinho e o Rio do peixe, por exemplo. E é nestes dois pilares que eu penso que Presidente Epitácio deveria explorar melhor seu potencial turístico: No lazer aprazível e tranquilo que a Estância turística pode oferecer, bem como, na pesca, que possui  cada vez mais adeptos e pode ser um grande chamariz de turistas, a exemplo do que acontece em terras pantaneiras dos estados do Mato Grosso do sul e Mato Grosso, por exemplo.

     O capital privado já tem percebido isso, haja vista o anúncio do investimento citado acima, bem como a recente aquisição do antigo complexo das Thermas por outro investidor, com o objetivo inicial de reativação da área de lazer, mas com previsão de leilão futuro para aquisição do hotel.       

      Presidente Epitácio tem tudo para não ser apenas mais uma Estância turística, e penso que certamente dá para ir mais além: O município pode se tornar uma "marca", uma referência de peso maior no turismo do interior paulista. E é aí que entra o Poder Público: Na necessidade de ser mais incisivo na busca de parcerias e convênios com os Governos Federal e Estadual, almejando a modernização e o embelezamento do perímetro urbano, visando a construção de novas praças e incremento das já existentes, bem como dos Parques (Orla e Figueiral).

      Há também a necessidade de potencializar o calendário de eventos para além da alta temporada, buscando atrair os turistas também para períodos de outono e inverno, como se faz em cidades litorâneas: Eventos culturais, festivais de música, teatro, literatura, eventos esportivos, bem como eventos gastronômicos, tendo como carro chefe a culinária ribeirinha. 

       É fato que o slogan "O por do sol mais bonito do Brasil" adquiriu um peso midiático considerável, e eu torno a dizer que a música "Cais do Porto" também poderia incrementar o combo de divulgação da cidade para o turismo.

       A cidade tem potencial para explorar mais as oportunidades que o Rio Paraná pode oferecer: desde os banhos de água doce, passando pela pesca, pela culinária ribeirinha, pelos esportes náuticos, pela contemplação cênica, pelos passeios de barco.

         Referente a isso, no último mês, uma embarcação vinda de Buritama realizou um passeio fluvial em três finais de semana na cidade. Prenúncio de mais um atrativo futuro? Por que não?

       Presidente Epitácio já tem o por do sol mais bonito do Brasil. Todavia, é fato que a cidade pode e merece brilhar ainda mais do que já brilha no setor turístico. Tomara que o sol da prosperidade, sob as bênçãos de Nossa Senhora dos Navegantes, se torne tão radiante quanto as belezas naturais da Joia Ribeirinha!


* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Presidente Epitácio rumo à prosperidade? Tomara que sim!

       No meio da última semana, li, com muita empolgação, que Presidente Epitácio irá receber um mega investimento no setor de hotelaria. T...